Monobloco promove aulas de música em BH

Belo Horizonte ganha a primeira Academia Monobloco

Aulas de música ministradas por integrantes do grupo Monobloco chegam a BH com metodologia única que permite aos amantes da música aprenderem a tocar um instrumento, batucar em grupo e se apresentarem durante o Carnaval 2017 da cidade

MonoblocoO Monobloco, grupo que existe há 17 anos e se consagrou por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, anuncia a primeira Academia Monobloco em Belo Horizonte. Nesse projeto, o Monobloco está associado à Escola de Samba de Rua Unidos do Samba Queixinho – que é um dos precursores da retomada do carnaval de rua da cidade. No dia 19 de Maio, às 19h, será promovida a aula inaugural da Academia, no Barracão do Queixinho que fica na Rua Conquista, 254 – bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte.

Esta chegada das oficinas do Monobloco em beagá se dá de forma natural, uma vez que o grupo possui um número grande de admiradores na cidade conquistados pelos vários shows feitos na capital. Em parceria com a produtora Malab, o Monobloco e o Samba Queixinho irão ministrar oficinas aos mineiros interessados. Não por acaso os dois grupos se uniram, ambos possuem ligação com o Mestre Odilon Costa – considerado o maior mestre de baterias de escolas de samba do Rio de Janeiro. Premiadíssimo e consagrado com passagem em escolas de samba como União da Ilha do Governador, Beija Flor e Grande Rio e padrinho do Samba Queixinho, participou também da fundação do Monobloco, repassando seus ensinamento e bossas no começo do grupo.

Conhecido pela sua fertilidade rítmica e capacidade de conectar pessoas formando uma atmosfera coletiva pulsante, o Monobloco vem se fortalecendo e se tornando uma plataforma de diversas segmentações e experiências. Entre elas, a Academia Monobloco, um módulo de engajamento para “não músicos”, “não sambistas”, que transforma pessoas normais em batuqueiros através de uma metodologia única que garante um aprendizado musical, no instrumento escolhido.

Aulas de batucada

O objetivo de trazer a Academia para a cidade, é dar a oportunidade para amantes da batucada, e mesmo iniciantes fazerem parte de uma das baterias mais consagradas do carnaval de rua, além de promover a inclusão de pessoas que gostariam de tocar, mas não se sentam à vontade, pois não sabem manusear um instrumento de bateria de escola de samba.

As aulas acontecem durante nove meses, até o carnaval de 2017, e serão ministradas por Celso Alvim, Mário Moura, Sidon Silva, C.A Ferrari e outros professores da equipe do Monobloco. Além das aulas presenciais, a Academia Monobloco disponibiliza materiais para o estudo em casa. “Acompanhamos o ressurgimento do Carnaval de BH e ficamos muitos felizes com o convite do Samba Queixinho para iniciarmos as oficinas por aí. ”, comenta Celso Alvim.

Os alunos em nível básico poderão ingressar até o mês de julho, pois as aulas são evolutivas. Além disso, também podem escolher o que querem tocar dentre as opções: surdo, caixa, repique, tamborim, chocalho e agogô, passando inicialmente por todos os instrumentos. Relacionado à oportunidade oferecida pela Academia Monobloco, existe ainda um propósito muito forte, “Existimos para oferecer a um número cada vez maior de pessoas uma experiência transformadora em que o indivíduo e o coletivo se encontrem, se misturem e se amplifiquem”, diz novamente Celso Alvim, maestro do grupo.

O Monobloco foi um dos responsáveis pelo ressurgimento e revitalização do carnaval de rua no Rio de Janeiro, e remixando as tradições do samba, criou uma nova estética musical. A constante criação e mudança musical, sempre com qualidade aliada ao perfil agregador de pessoas numa atmosfera eufórica, vêm elegendo o Monobloco como um dos principais blocos do Carnaval do Rio de Janeiro. Em 2006 levaram 150 mil pessoas para as ruas do Leblon, em 2009 foram 200 mil nas ruas de Copacabana, e em 2011 chegaram ao centro, com um milhão de pessoas.

Serviço: Aula Inaugural Academia Monobloco
Data: 19 de Maio
Horário: 19h
Local: Rua Conquista, 254, Carlos Prates (Barracão do Queixinho)
Valor: R$40,00 (que serão abatidos caso o aluno dê continuidade às oficinas do Monobloco que acontecerão todas as quintas-feiras no Barracão do Queixinho)
Informações e inscrição: contato@sambadoqueixinho.com.br
Telefone: 2532-8201

Veja também

Cirque Amar: a magia do Circo trazendo tradição e diversão para BH

Espetáculo chega em solo mineiro para emocionar e surpreender o público em experiência única.   …

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X