Responsabilidade Empresarial em Tempos de Crise

Advogada especialista enfatiza importância de responsabilização e ética das empresas mesmo em tempos de crise

Diante das turbulências econômicas e sociais provocadas pela crise atual, as empresas enfrentam uma pressão cada vez maior para demonstrar responsabilidade não apenas perante seus acionistas, mas também perante a sociedade como um todo. Nesse contexto desafiador, a advogada especialista em direito tributário e trabalhista, Nara Rodrigues, ressalta orientações valiosas sobre a importância da responsabilidade empresarial.

Para Nara Rodrigues, a responsabilidade empresarial vai além do cumprimento das obrigações legais, trata-se de um compromisso ético e moral com as comunidades em que as empresas operam. “Em tempos de crise, as empresas têm a oportunidade de demonstrar seu verdadeiro caráter. É um momento para mostrar solidariedade, empatia e compromisso com o bem-estar não apenas dos funcionários e acionistas, mas também da sociedade como um todo!, afirma a advogada.

Nara destaca a importância de as empresas adotarem medidas proativas para mitigar os impactos da crise em seus colaboradores, como a implementação de programas de apoio psicológico e financeiro, flexibilização de jornadas de trabalho e investimento em capacitação e desenvolvimento profissional.

Além disso, a advogada ressalta a necessidade de transparência e comunicação aberta com todas as partes interessadas, garantindo que as ações da empresa estejam alinhadas com seus valores e compromissos.

Regulamentação e ética

No âmbito legal, Nara enfatiza a importância da conformidade com as regulamentações tributárias e trabalhistas, mesmo em tempos de crise. “O cumprimento das leis é fundamental para a sustentabilidade e a legitimidade das operações empresariais”, explica ela. “Ao agir de acordo com os princípios éticos e legais, as empresas não apenas evitam possíveis sanções e litígios, mas também fortalecem sua reputação e credibilidade no mercado.”

Em tempos de crise, a responsabilidade empresarial emerge como um imperativo moral e uma estratégia de negócios inteligente. Com ajuda de um advogado  especialista, as empresas podem se orientar em direção a uma abordagem mais ética, transparente e sustentável, promovendo o bem-estar de seus colaboradores e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de suas comunidades.

Fonte: Nara Dias Rodrigues Miranda – Mestre em Direito Empresarial | MBA Gestão Financeira, controladoria e auditoria | Graduada em Direito | Professora de graduação e Pós graduação – @Rodriguesmirandaadvocacia

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Sobre Karla Monteiro

Apaixonada por fotografia e shows desde criança, sou muito eclética para música e adoro ler.

Veja também

Cirque Amar: a magia do Circo trazendo tradição e diversão para BH

Espetáculo chega em solo mineiro para emocionar e surpreender o público em experiência única.   …

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X