Palestra apresenta a versatilidade da alvenaria estrutural

Sustentabilidade do sistema construtivo é alternativa na construção civil

Alvenaria EstruturalNas últimas décadas, a alvenaria estrutural encontrou o seu espaço e consolidou-se no mercado brasileiro da construção como um sistema versátil e competitivo. Agora, enfrenta novos desafios impostos pelo mercado, o que torna indispensável o diálogo e a busca por melhores soluções para este sistema construtivo.

Para apresentar estes desafios e soluções, acontece nesta quarta-feira, 23 de setembro, em Montes Claros, a palestra Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto, apresentada pelo arquiteto Flávio José Martins Nese, no auditório das Faculdades Integradas Pitágoras – FIP-Moc, das 7h30 às 11h10, numa realização da Moldharte Alvenaria e Infraestrutura e das Faculdades Integradas Pitágoras.

O evento vai debater o futuro do sistema construtivo e as estratégias para aumentar sua competitividade. Destinado à fabricantes de blocos de concreto, construtoras, engenheiros, arquitetos, professores e acadêmicos de Engenharia Civil e Arquitetura, técnicos e profissionais da área, a palestra tem a meta de compartilhar conhecimentos com os participantes.

Alvenaria estrutural é um sistema construtivo consolidado, utilizado em milhares de edificações desde os anos 80 no Brasil, com excelente desempenho, produzindo estruturas racionais e econômicas – em média, 15 a 30% -, e consiste no emprego de blocos no papel de estrutura e vedação da construção. Não há necessidade de vigas nem pilares, evita desperdícios na obra e, consequentemente, é mais econômico.

Na opinião do palestrante Flávio Nese, a alvenaria estrutural é uma importante alternativa para a redução de impactos ambientes no mercado de construção civil imobiliário. “Os profissionais da construção civil devem priorizar a sustentabilidade já na concepção dos projetos de seus empreendimentos. Nossa meta é disseminar para os participantes do seminário as vantagens da utilização do bloco de concreto. Alcançar eficiência com menor impacto ambiental e desenvolver ações de promoção de boas práticas dos sistemas construtivos. Nossa região é um futuro pólo de desenvolvimento para a implantação de empresas de produtos de construção civil. Nada melhor que nos prepararmos e nos qualificarmos para este futuro próximo.”

Flávio Nese é arquiteto com mestrado em tecnologia de construção de edifícios pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), diretor técnico da Nese Consultoria, palestrante da ABCP- Associação Brasileira de Cimento Portland e gerente de projetos da Moldharte

Parceira na realização do evento, a Moldharte Alvenaria e Infraestrutura é uma empresa que nasceu em Montes Claros e atua neste segmento desde 2012, na fabricação de blocos de concreto (vedação, estrutural e peças complementares), tubos, meio-fio e peças sob encomenda, para pequenos e grandes consumidores e construtoras na cidade e em toda a região Norte de Minas Gerais. Todos os produtos da Moldharte são fabricados dentro dos mais rigorosos critérios e procedimentos técnicos para atendimento às necessidades de mercado e às normas da ABNT.

As inscrições podem ser feitas no setor de taxas das Faculdades Integradas Pitágoras, ao custo de R$ 10,00.

SERVIÇO

Palestra

 Alvenaria Estrutural em Blocos de Concreto

23 de setembro
7h30 às 11h10

Auditório das Faculdades Integradas Pitágoras
Av. Professora Aida Mainartina Paraiso, 80 – Ibituruna

Mais informações:
(38) 3212-1002

Veja também

Cirque Amar: a magia do Circo trazendo tradição e diversão para BH

Espetáculo chega em solo mineiro para emocionar e surpreender o público em experiência única.   …

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X