Feriado de Corpus Christi tem concertos especiais em São João del-Rei e Tiradentes

Os organistas Elisa Freixo e Thiago Tavares e o flautista Maurício Freire trazem música barroca para as duas cidades histórias

O feriado de Corpus Christi terá muita música clássica nas cidades mineiras de São João del-Rei e Tiradentes.

Em São João del-Rei, no dia 15 de junho (quinta), os organistas Elisa Freixo e Thiago Tavares se apresentam ao Órgão do Museu Regional e, também, com uma espineta italiana. O concerto vai apresentar algumas obras originais e um arranjo de Haëndel para dois instrumentos de teclas. O programa tem obras de G. F. Haëndel, Jan Vanhal e de um anônimo italiano do século XVIII escritas para dois teclados, entremeadas por peças solo para órgão, com Danças e Sonatas do Barroco. O repertório para dois instrumentos de teclas do período Barroco é volumoso, mas pouco conhecido. Muitas igrejas europeias e brasileiras tinham e ainda têm dois ou mais órgãos para uso nas liturgias. Com isso, surgiu um escrita original característica para esses instrumentos e, em outros casos, parte do repertório foi adaptada para essa formação.

Em Tiradentes, Elisa Freixo (órgão) e Maurício Freire (flauta) se apresentam no dia 16 de junho (sexta), às 20h. No programa, obras de J.S.Bach e seu filho Johann Christoph Friedrich, Quantz, Haendel, entre outros autores. As obras escolhidas para compor o programa são Sonatas escritas originalmente para flauta e instrumento de teclado obligatto. Assim o teclado dialoga com a flauta na forma de um trio. Peças solo para flauta e para órgão completam a apresentação.

Também sexta feira, às 17h45 acontece na Matriz um Concerto especial para famílias com crianças. Nesse horário o concerto será mais curto e informal, com apresentação de imagens e explicações a respeito do funcionamento do órgão. O repertório contém obras curtas de autores como Mozart, Haydn e Bach.

Os Músicos

Elisa Freixo é organista e cravista, responsável pelos órgãos do Circuito de Órgãos Históricos de Minas Gerais. Estudou piano e órgão na Faculdade Santa Marcelina (São Paulo), onde se graduou. Na Europa, aprofundou seus estudos de cravo e órgão na Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo, na Schola Cantorum de Paris, no Conservatório de Rueil Malmaison, assim como em diversas Masterclasses na Alemanha, Suíça e Espanha. Sua discografia conta com diversos títulos. Dedica-se, ainda, à restauração e preservação de órgãos em todo o Brasil, além manter uma agenda de concertos ao órgão, cravo e fortepiano no Brasil e no exterior.

Thiago Tavares iniciou seus estudos musicais com o violão em 1995, em Petropolis/RJ, sua cidade natal. A partir de 2002, dedica-se ao estudo do órgão, sob a orientação do prof. Marco Aurelio Lischt, ingressando na Escola de Música da UFRJ em 2003, na classe da professora Regina Lacerda. Estuda Regência Orquestral na UFRJ a partir de 2005, sob orientação de Sergio Pires e Ernani Aguiar. Após concluir seu bacharelado em regência orquestral na Escola de Musica da UFRJ fez um mestrado desenvolvendo pesquisa em musicologia histórica na UFRJ sob a orientação do Dr. João Vidal. Organista e Mestre de Capela da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis, de 2002 a 2015, cravista e organista da Orquestra Barroca da UNIRIO (OBU) entre 2009 e 2012, dedica-se ainda a intensas atividades didáticas, apresentando-se em concertos como organista, cravista e regente. Vive atualmente em Tiradentes, onde atua como organista na Matriz de Santo Antônio.

Maurício Freire é professor titular da Escola de Música da UFMG, onde se graduou em 1987. É o único flautista a receber o título de Doutorado, com honras, no New England Conservatory (EUA). Desde 2003 atua como primeiro flautista solista convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Trabalhou com importantes compositores como Thea Musgrave, Ezra Sims, H. J. Koellreuter e Eduardo Bértola, atuando no Boston Musica Viva, um dos principais grupos de música contemporânea dos EUA, e no Grupo de Música Contemporânea da UFMG. Se apresenta nas principais salas do país além dos EUA, Europa e América do Sul. Mantém, com a cravista e organista Elisa Freixo, um duo que se apresenta regularmente em concertos.

Os Órgãos

Órgão da Matriz de Santo Antônio – Tiradentes/MG

Exemplar do século XVIII, o órgão da Matriz foi encomendado em 1785 ao organeiro português Simão Fernandes Coutinho, na cidade do Porto. A Vila de São José do Rio das Mortes, nossa atual Tiradentes, vivia a efervescência musical do período barroco e o órgão acompanharia a liturgia e as celebrações familiares. Restaurado agora de modo pleno, o órgão da Matriz de Santo Antônio é motivo de orgulho. Voltou a ser um dos centros da vida comunitária, religiosa, cultural e musical da cidade de Tiradentes.

Órgão do Museu Regional – São João del-Rei/MG

O Órgão de tubos de São João del-Rei volta a funcionar depois de 80 anos de silêncio. Depois de um minucioso trabalho de restauro, o antigo órgão de tubos do acervo do Museu Regional da cidade, unidade do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), volta a fazer parte da cena musical de São João del-Rei e do circuito histórico de Minas Gerais. O órgão foi restaurado sob a coordenação técnica da organista Elisa Freixo. Fabricado no final do século XVIII, em São João del-Rei, o instrumento é o único de origem civil em funcionamento que foi confeccionado no Brasil, com técnicas e matérias-primas locais.

Toda essa história continua viva por causa do trabalho incansável da organista Elisa Freixo, responsável pela manutenção dos instrumentos.

Serviço

Concerto com Elisa Freixo e Thiago Tavares (órgão e espineta) no Museu Regional de São João del-Rei/MG
15 de junho – quinta feira
19h
Entrada franca. São 70 lugares.

Concerto especial para crianças na Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes/MG
16 de junho – sexta-feira
17h45

Concerto com Elisa Freixo (órgão) e Maurício Freire (flauta) na Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes/MG
16 de Junho, sexta feira
20h
Ingressos no local, a R$ 35,00 (inteira) e R$ 20 (meia)

Informações: (32) 98812-8512
Crianças a partir de 5 anos

Veja também

Cirque Amar: a magia do Circo trazendo tradição e diversão para BH

Espetáculo chega em solo mineiro para emocionar e surpreender o público em experiência única.   …

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X