‘‘Em Desencanto – Fotografia Mineira Contemporânea” exposição do Festival de Fotografia de Tiradentes é prorrogada

Exposição coletiva vai até o dia 1º de fevereiro e apresenta um recorte da nova produção mineira

Em Desencanto – Fotografia Mineira ContemporâneaA exposição “Em Desencanto – Fotografia Mineira Contemporânea”, com curadoria de Pedro David e João Castilho e que está em cartaz no Museu Mineiro, em Belo Horizonte, foi prorrogada até o dia 1º de fevereiro. A mostra fez parte da programação do 4º Festival de Fotografia de Tiradentes e traz um recorte da nova produção mineira 104 imagens e quatro vídeos de 19 fotógrafos. Foi idealizada pelo curador e coordenador do evento, Eugênio Sávio.

Os artistas selecionados vêm de diversos backgrounds, participando com uma ou mais fotografias, e/ou vídeos, na composição da exposição. Os nomes vão desde artistas já conhecidos, como Roberto Bellini e Randolpho Lamonier, até outros não tão divulgados ou que não vivem da fotografia, mas possuem trabalhos igualmente instigantes. Assim, ao visitar a exposição, o público terá acesso a obras com estilos e temáticas variadas, mas alinhadas ao mesmo conceito, um mundo em desencanto. “Novamente entrópico e em colapso, quiçá irreversível. Pós-apocalíptico, pós-industrial, sufocante, deteriorado, podre, abandonado, recusado. Não haveria de ser diferente, já que o contemporâneo, além de poético, tem que ser crítico, e não há outra fotografia possível, quando o que se quer é resistir” explica bem o curador João Castilho em texto de abertura da mostra.

O curador João Castilho acredita que a continuidade da exposição é importante para ampliar a visibilidade do trabalho contemporâneo realizado pelos fotógrafos mineiros. “Tivemos uma boa aceitação da exposição em Tiradentes. Por serem trabalhos e profissionais com perfis tão diferentes, sentimos que houve uma identificação do público com o trabalho. Nessa nova exposição, acreditamos que deve acontecer o mesmo, justamente devido à heterogeneidade do público e das obras” explica o fotógrafo.

A exposição busca refletir sobre a produção mineira que veio depois de um marco em sua história, o projeto Paisagem Submersa. Criado pelos fotógrafos João Castilho, Pedro David e Pedro Motta, o projeto influenciou toda uma geração e fez com que os três autores figurassem entre os mais importantes do cenário artístico contemporâneo. Durante seis anos, eles fizeram o que chamam de “documentário imaginário” da demolição das casas e da vida de cerca de 1.100 famílias que foram obrigadas a se mudar para outras regiões durante a formação do lago da Usina Hidrelétrica de Irapé, no leito do Rio Jequitinhonha.

LISTA DE ARTISTAS – OBRAS SELECIONADAS

  1. Cecilia Pederzoli – “Sem título”
  2. Daniel Moreira – “Paisagem ambulante 381”
  3. Élcio Paraiso – “Terra de preto velho”
  4. Guilherme Bergamini – “Desconstrução”
  5. Henrique Marques – “Enquanto contemplamos a destruição ou o terror que me invade [vídeo]”
  6. Henrique Gualtieri – “Playground in Kyoto”
  7. Ícaro Moreno – “Relicário [vídeo]”
  8. Jomar Bragança – “Asfixia”
  9. Jonas Grebler – Trípitco da série “Dois”
  10. Jorge Quintão – “(des)apego”
  11. Paula Huven – “Apnéia”
  12. Pedro Silveira – “Aresta”
  13. Rafael Carneiro – “DoisLados”
  14. Randolpho Lamonier – “Diários em combustão”  e “Carbono 14 [vídeo]”
  15. Raquel Versieux – “Ciência das temperaturas”
  16. Roberto Bellini – “Teoria da paisagem”
  17. Sara Não Tem Nome – “Bahia Horizontal – subsérie: estradas”
  18. Wenderson Fernandes – “Vadios”
  19.  Wilson Ferreira – “Totens”

Sobre Eugênio Sávio

Eugênio Sávio é jornalista (UFMG, 1987) e mestre em Co­municação e Cultura (UFRJ, 2001). É professor da PUC­Minas. Como fotógrafo, trabalha para diversas editoras, fez coberturas internacionais importantes como 5 copas do mundo e as olimpíadas da China. Participou de várias exposições e teve seu trabalho publicado em diversos livros. Como produtor cultural, atuou em 12 estados bra­sileiros com o projeto Foto em Pauta, lançado em 2004. Desde 2011 é o produtor e curador geral do Festival de Fotografia de Tiradentes.

Sobre João Castilho

João Castilho é artista visual e trabalha com fotografia, vídeo e instalação. Seus trabalhos tem inspiração no cinema, na literatura, na arte, na cultura popular, na atuali­dade e em sua própria história oscilando entre a memória pessoal e coletiva. João explora temas existenciais e políticos da vida e da morte, do bem e do mal, da inocên­cia e da culpa, da pulsão e do medo.

Sobre Pedro David

Vive e trabalha em Nova Lima e Belo Horizonte. Fotógrafo/artista visual, graduado em jornalismo (PUC Minas, 2001), cursou pós-graduação em artes plásticas e contemporaneidade na Escola Guignard (UEMG, 2002). Publicou os livros Paisagem Submersa (Cosac Naify 2008), O Jardim (Funceb 2012), e Rota Raiz (Tempo D’Imagem 2013. Realizou mostras individuais no MAM – Ba­hia (Salvador, 2012), na Lemos de Sá Galeria (Belo Horizon­te, 2012), na Fauna Galeria (São Paulo, 2012), no Centro de Fotografia de Montevideo (Uruguay, 2008) e no Palácio das Artes (Belo Horizonte – 2008). Recebeu os prêmios: Prêmio Fundação Conrado Wessel de Arte – 2012; XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia – 2012; II e III Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea (2012 e 2013); Arte Pará (2012), Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger (2011), o Prêmio União Latina – Martín Chambi de Fotografia (2010) e o Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia (2005).

Sobre o Festival de Fotografia de Tiradentes

O Festival de Fotografia de Tiradentes é um dos braços do projeto Foto em Pauta que, desde 2004 acontece periodicamente em Belo Horizonte, realiza debates gratuitos e abertos ao público, permite aos convidados conhecer a obra de grandes artistas e conversar com os autores sobre a concepção do trabalho.

A 5a. edição do Festival de Fotografia de Tiradentes já está agendada: 18 a 22 de março de 2015.

Serviço

Em Desencanto – Fotografia Mineira Contemporânea
Data: Até 1º de fevereiro de 2014
Local: Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342 – Centro – Belo Horizonte/MG
Terça, quarta e sexta-feira – das 10h às 19h
Quinta-feira – das 12h às 21h
Sábado e domingo das 12h às 19h
Entrada Franca
Patrocínio da Oi, Itaú, Cemig/Governo de Minas, Epson, Nikon.
Evento realizado com a Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.

Redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/fotoempauta/
Flirck: www.flickr.com/photos/fotoempauta/sets
Instagram: @fotoempauta
Twitter: https://twitter.com/fotoempauta

Youtube: http://www.youtube.com/user/fotoempauta

Veja também

Detonautas anuncia shows da turnê inédita Detonautas Tour 20 anos – Acústico em Belo Horizonte e Juiz de Fora

Celebrando 20 anos do primeiro disco da banda, a turnê reúne sucessos da carreira do …

Buteco BH terá a sua última edição, com atrações inéditas.

A capital mineira se prepara para receber um dos eventos mais aguardados do ano, no …

Cirque Amar: a magia do Circo trazendo tradição e diversão para BH

Espetáculo chega em solo mineiro para emocionar e surpreender o público em experiência única.   …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X