Foto: Solon Queiroz

Agricultura Familiar: ampliando os mercados

Com pequenas produções e muito trabalho em família, os agricultores familiares mostram a qualidade e o desejo de trazer novidades para a 5ª Feira de Agricultura Familiar durante a Expomontes, realizada pela Sociedade Rural, Emater-MG e Prefeitura de Montes Claros.

Foto: Solon Queiroz
Foto: Solon Queiroz
“Se o homem do campo não roça, a cidade não almoça; se o homem do campo não planta, a cidade não janta”.

Cada agricultor planta uma semente na roça e depois colhe muitos frutos em conjunto. Essa é a perspectiva dos participantes da Feira de Agricultura Familiar, que ocorre na 41ª Exposição Agropecuária de Montes Claros. Já se passaram quatro anos desde a primeira investida nesse setor durante a Exposição.

“A cada edição a importância da atividade fica maior tanto para quem visita quanto para quem traz as novidades”, conta Reinaldo Nunes, coordenador técnico regional da Emater.
Segundo o extensionista, são 40 famílias dividias em 35 barracas com produtos como mel, rapadura, doces, verduras, arroz com pequi, beiju, entre outras delicias que fisgam o público que passa pelo local. Outro destaque é o artesanato que encanta os olhos com diferentes trabalhos artísticos. “A Emater faz um apanhado do que tem de melhor e vem se destacando para chegar a Expomontes com variedade de produtos”.

O presidente de Rural, Osmani Barbosa Neto, idealizador deste projeto, afirma que o objetivo é agregar todos os setores da agropecuária é o papel da Sociedade Rural.
“Formamos um único time, independente do tamanho da contribuição, e cada um vence com sua ferramenta, mostrando seu potencial. Esse espaço dedicado ao trabalho em família mostra a diversidade da nossa região”, afirma Osmani Barbosa Neto, presidente da Sociedade Rural.

Eugênio Ferreira vem pelo terceiro ano com a família vender produtos da Feira. “Nós vamos vender arroz com pequi, paçoca, suco. Depois que participei pela primeira vez, o resultado mudou bastante, hoje levo minhas verduras para a Ceanorte”. Além das comidas prontas, ele venderá hortaliças fruto do trabalho dele, da esposa e de um sobrinho. “É um trabalho que não para. Quando eu não estou lá, eles fazem o serviço”.

“Esse trabalho com agricultura parece recente pelo olhar que está acontecendo agora, mas o empenho desses agricultores vem do Brasil Colonial. São muitos anos de trabalho. Antigamente, essas pessoas viviam do pouco que produziam. Agora, elas fazem para consumo próprio e gerar renda”, relata Reinaldo.
De acordo com a Emater, hoje a agricultura familiar é responsável por 70% da produção hortifrutigranjeiro do município de Montes Claros. Esse é o resultado do trabalho de 4.200 famílias de agricultores em 150 comunidades.

“Trazemos aqui a união dos pequenos que juntos ficam grandes. Antes esses produtores ficavam mais escondidos. A Expomontes trouxe um novo olhar para eles e beneficiou a produção”, destaca Reinaldo.
Das terras destinadas a agricultura familiar, elas estão dividias em maior parte para as pastagens e lavouras mostrando que são os pequenos os responsáveis por grande parte da alimentação. “As grandes lavouras no país destinam muito seus produtos para exportação, como a soja. Quem garante a maior parte alimentação básica é o pequeno agricultor, que planta o milho, mandioca, feijão e tantos outros alimentos”, reitera Reinaldo.

Dados da Emater mostram que em Montes Claros existe uma área plantada de 4.488 hectares dados safra 2012 com os produtos arroz, feijão, milho, mandioca, sorgo, frutas em geral, cana de açúcar para uma produção estimada em 49.851 toneladas/ano. São as maiores plantações as de milho com 2.500 hectares plantados e feijão com 800 hectares.
Reinaldo explica que são escolhidas as famílias depois de uma seleção. “O trabalho da Emater é ajudar os produtores a beneficiar o que produzem. O valor de algo in natura é inferior, depois de beneficiar agregamos mais. Agora, para chegar até a Expomontes, eles precisam estar de acordo com padrões de higiene e qualidade”. Outro fator importante é a quantidade que vai ser ofertada: “Aqui é um meio de fazer propaganda, por isso tem que ter produto suficiente pra atender o volume de pessoas que passam pelo evento”.

Robson Ferreira também é extensionista da Emater. Ele conta que um dos focos de trabalho desses produtores é chamar atenção durante a exposição para ganhar novos clientes durante o ano. “Muitos dos que vem aqui para expor seus produtos pela primeira vez já saem pensando em como melhorar ainda mais os produtos. O contato com outros agricultores facilita nessa troca de experiência. Aqui tem uma diversidade do campo e os agricultores são valorizados”, afirma.

Os agricultores selecionados são de comunidades rurais de Montes Claros e de municípios da região. “Os produtores vem com força e ficam satisfeitos com os resultados. Eles ficam com vontade de retornar no ano seguinte. Quem toma interesse por um doce especifico compra e leva o telefone para ligar e comprar mais. A Emater oferece a consulta técnica para melhorar o produto. A conseqüência do trabalho é ampliar o mercado deles, que estão preparados para deixar o telefone, dizer como encontrar o produto e até fazer encomendas.”, explica Robson.

Quem vem expor pela primeira vez é a Sandra Brito com seus peixes ornamentais. Ela fala que já veio ver como funciona a Feira como visitante e agora a ansiedade toma conta. “Eu estou como uma criança esperando o dia do aniversário. Estou concentrada para dar tudo certo”. Ela conhece os bons resultados que outros produtores tiveram e espera conseguir o mesmo. “Quero que sirva como um cartão de visitas para o restante do ano. Trabalho com o meu marido e queremos crescer”, conta.

A Feira foi aberta oficialmente, no último sábado (04), com a presença de diversas autoridades.

Fonte: Ascom Sociedade Rural

Veja também

Cirque Amar: a magia do Circo trazendo tradição e diversão para BH

Espetáculo chega em solo mineiro para emocionar e surpreender o público em experiência única.   …

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X