Academia Mineira de Letras promove palestra em homenagem ao centenário de nascimento de Zélia Gatta

NO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ZÉLIA GATTAI, ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS PROMOVE PALESTRA SOBRE A SUA OBRA,  COM CRISTINA AGOSTINHO

DIA 10 DE NOVEMBRO, ÀS 19H30, PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE

Cristina AgostinhoA Academia Mineira de Letras realiza, no dia 10 de novembro, a partir das 19h30, conferência sobre a obra da escritora, fotógrafa e memorialista Zélia Gattai, no ano de seu centenário. A palestra será ministrada pela escritora mineira Cristina Agostinho.

Filha de imigrantes italianos, Zélia Gattai nasceu em São Paulo em 2 de Julho de 1916 e faleceu em Salvador, em 17 de maio de 2008. Participava, com a família, do movimento político-operário anarquista que tinha lugar entre os imigrantes italianos, espanhóis e portugueses no início do século XX. Foi casada com o  escritor Jorge Amado e com ele teve dois filhos.

Seu primeiro livro, “Anarquistas, Graças a Deus”, lançado em 1979, narrou a vida de seus pais e sua vida em São Paulo. Daí em diante, escreveu outras obras que registravam memórias da vida de Jorge Amado, de sua família e da história política do Brasil. Em 1989, passou a escrever também obras de literatura infantil.

Zélia Gattai teve sua obra literária adaptada para minisséries e peças de teatro, além de receber inúmeros prêmios e homenagens.

SERVIÇO:

Conferência sobre a obra da escritora Zélia Gattai, no ano do seu centenário
Data: 10 de novembro.
Horário: 19h30.
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).
Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

Sobre a palestrante:

Cristina Agostinho é mineira de Ituiutaba. Formou-se em Direito e em Letras. Tem 16 livros publicados, entre infanto-juvenis, biografias e memória social. Seus livros abordam temas realistas, tais como desemprego, divórcio, preconceito, drogas, sexualidade, perdas e seus reflexos nas crianças e adolescentes. Suas obras de maior destaque são “Pai sem terno e gravata”; “Amor inteiro para meio-irmão”; “Luz del fuego, a bailarina do povo”, e “As duas Fridas”. Todas lhe valeram prêmios nacionais.  Cristina também escreve resenhas literárias para jornais e revistas.

Veja também

Cirque Amar: a magia do Circo trazendo tradição e diversão para BH

Espetáculo chega em solo mineiro para emocionar e surpreender o público em experiência única.   …

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X