Pecuária de Corte é a vocação do Norte de Minas

Pecuária de CorteA pecuária de corte tem atualmente o melhor cenário de médio e longo prazo entre os produtos do agronegócio brasileiro, apontam especialistas. Por causa do cenário de restrição de oferta de carne bovina nos três principais fornecedores mundiais, os Estados Unidos, o Brasil e a Austrália têm sustentado os preços em patamares elevados.

O setor é um dos mais exigentes da cadeia produtiva bovina por causa da competitividade do mercado e da demanda por produtos diferenciados. O momento atual é de modernização para não perder espaço nos negócios. A pecuária requer qualidade e viabilidade econômica. Para chegar ao sucesso, o melhoramento genético é fundamental. Mas, a genética só responde quando são oferecidas condições nutricionais, sanitárias e conforto aos animais.

Norte de Minas

No cenário atual do agronegócio quem comanda é o pecuarista, por mais que a cadeia frigorífica tente intervir, quem dá as cartas é o produtor rural, “principalmente no Norte de Minas, que tem vocação para a pecuária de corte. Pois temos o clima favorável, terras produtivas, temperaturas apropriadas, ambiente. A terra é de primeiríssima qualidade, temos aqui as melhores do país. O animal se adapta muito bem às condições tropicais brasileiras, por possuir excelente capacidade de aproveitar alimentos grosseiros”, afirma Cristina Rebello, Diretora da Pecuária de Corte da Sociedade Rural.

O carro-chefe do Norte de Minas é o nelore. O mercado detém reprodutores e matrizes alinhadas aos altos valores genéticos do gado.

“Agregamos valor aos animais com aprimoramento genético. Utilizamos técnicas e aplicamos um rigoroso controle de qualidade. O nelore é praticamente um norte-mineiro. É um animal reconhecido pela sua rusticidade, que se adapta ao clima da região. Aqui estão alguns dos melhores rebanhos do país”, descreve Cristina.

Animais nelores têm a carcaça leve, robusta e forte, com musculatura compacta e bem distribuída. A masculinidade e a feminilidade são acentuadas. Tem temperamento ativo e dócil. A raça pode ser dividida em animais que apresentam chifres e mochos. Outra característica dos zebuínos é o cupim. Ele tem papel fisiológico fundamental, servindo como reserva de energia em situações emergenciais.

“O cenário é bom. O gado segue valorizado, o momento é favorável. O mercado cresce porque há oferta e procura. Apesar das adversidades características da região, o mercado está aquecido e converge para a Expomontes. A Exposição é o divisor de águas no comércio. É na Mostra onde se tem os melhores animais. Tem também avaliação de qualidade e referência de comercial. Por causa dessa referência, há participação de investidores de vários estados do país. A tônica da Expomontes é qualidade aliada a melhoramento genético. Quem compra, volta! Prova do material de excelência que temos”, garante a diretora.

Brasil

O Brasil lidera o ranking de maior exportador de carne bovina do mundo desde 2008. Em 2014 exportou 1,24 milhões de toneladas de carne in natura, com crescimento de 5% em relação ao ano de 2013, segundo dados da Abiec (Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne).

Veja também

Cirque Amar: a magia do Circo trazendo tradição e diversão para BH

Espetáculo chega em solo mineiro para emocionar e surpreender o público em experiência única.   …

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X