Fabriciano lança 11ª edição do Rota dos Sabores 2017

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura e Secretaria de Governança Política lança a 11ª edição do Rota dos Sabores 2017. O Festival Gastronômico acontece entre os dias 10 a 12 de novembro na Praça da Estação, centro da cidade. O evento, considerado o maior festival de gastronomia do Leste de Minas, reúne os melhores pratos e tira-gostos da culinária local, com muita música de bandas nacionais e regionais, além de apresentações culturais dos alunos do Programa Novo Mais Educação. Neste ano as grandes atrações são as bandas Ira! e Titãs, que se apresentarão na sexta e sábado, juntamente com bandas regionais e Dj Celso, o famoso Dj das Estrelas.

Economia

A 11ª Edição do Festival Rota dos Sabores é uma parceria público-privada, da Prefeitura de Coronel Fabriciano com empresas licitadas, apoiadoras e patrocinadoras. O objetivo do evento é contribuir para o turismo e a economia local, além de promover a cultura e desenvolver a cidade como polo gastronômico do Vale do Aço. Nesta edição, o Festival traz uma novidade para os participantes. Os pratos principais dos bares e restaurantes terão o palmito pupunha como um dos elementos obrigatórios. O objetivo é incentivar e fomentar a agricultura familiar da Serra dos Cocais, em Fabriciano.

Os proprietários dos estabelecimentos adquiriram o palmito pupunha in natura dos agricultores locais e a prefeitura realizou oficinas para ajuda-los a precificar os pratos oferecidos no festival.  Os bares e restaurantes participantes são: Bar da Geovana, Dona Teresinha, Minas Box, Bar do Turiba, Capanone, Office Beer, Paris Café, Dona Panela, Cantina do Pedrinho, Quintal do Sô Zequinha, Frango e Cia, Cones, La Lanches, DudAcaí, Gil e Grill.

Estrutura

O Festival Rota dos Sabores 2017 trabalha quatro campanhas fundamentais para garantir a sustentabilidade, acessibilidade, proteção e segurança dos participantes. A primeira delas é a garantia da acessibilidade. A Praça da Estação será acessível às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Também serão disponibilizados banheiros químicos adaptados para este público. No palco haverá intérprete de libras para fazer a tradução para as pessoas com deficiência auditiva.

A segunda campanha é o combate ao tráfico humano e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em parceria com a Secretaria de Governança de Assistência Social e o 58º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, o festival vai organizar ações de conscientização, acolhimento de crianças perdidas e disseminação de informações durante os três dias do evento. Além da atuação da Polícia Militar, seguranças contratados farão parte da equipe que cuidará da segurança dos participantes.

A terceira e quartas estratégias dizem respeito à sustentabilidade do evento. A estratégia de boas práticas na gestão ambiental, em parceria com a Cooperativa de Catadores do Vale do Aço – COOPCAVA, que estará presente no evento fazendo o recolhimento de todos os resíduos sólidos. Por fim, o Festival reforça o conceito de sustentabilidade incentivando aos participantes utilizarem transportes coletivos e serviços de vans e táxis durante o período de realização do evento. A campanha de mobilização para que o deslocamento seja feito com esses transportes conta com o apoio do Consórcio Fabri, que fornecerá ônibus circulares de 30 em 30 minutos para os bairros de Fabriciano.

História

O Festival aconteceu pela primeira vez em 2006 e oito anos depois recebeu reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial de Coronel Fabriciano, com base no decreto 5014, de 07 de agosto de 2014. Grandes nomes já se apresentaram no Rota dos Sabores, como Biquini Cavadão, o cantor e compositor Renato Teixeira, Emerson Nogueira, Banda Pedra Letícia, Alceu Valença e  Moraes Moreira.

Programação Rota dos Sabores 2017

Dia 10 de novembro

19h – Abertura dos Bares
DJ Celso
Banda Burocratas
Ira!
Dj Celso

Dia 11 de novembro

17h – Abertura dos bares
Dj Celso
Banda Gertrudes
Titãs
DJ Celso

Dia 12 de novembro

13h – Apresentação de dança dos alunos do Projeto Novo Mais Educação
Apresentação de dança dos alunos do Projeto Novo Mais Educação
Dj Celso
Banda Tons do Brasil canta Zé Ramalho
Júlio Falcão e Banda
Banda RockTop
Leslie e Laurie
Creedence Cover

Veja também

Cirque Amar: a magia do Circo trazendo tradição e diversão para BH

Espetáculo chega em solo mineiro para emocionar e surpreender o público em experiência única.   …

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X