Dezembro Vermelho: Reprodução assistida auxilia casais com HIV a terem filhos sem o vírus

Crédito foto: Leo Horta.

O mês de dezembro é marcado pelas atividades de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, tem o objetivo de reduzir o preconceito com os portadores da doença, que muitas vezes se sentem inibidos a procurarem tratamento por medo de discriminação.

Nesse sentido, os avanços da medicina reprodutiva têm permitido que casais sorodiscordantes, ou seja, aqueles em que um dos parceiros possui alguma doença transmissível, possam gerar bebês saudáveis.  

No caso de homens portadores do vírus HIV e Hepatites B e C, é possível utilizar a técnica da “lavagem seminal”.  Essa técnica consiste em processos de centrifugação e ultra filtragem que separam os espermatozoides livres de contaminação do ambiente onde o vírus se concentra (o líquido seminal), possibilitando a utilização de gametas sadios para procedimentos como a inseminação artificial e fertilização in vitro (FIV).

Segundo o Dr. Ricardo Marinho, especialista em reprodução assistida da Huntington Pró-Criar, esse é o tratamento mais comum, sem contraindicação para a gestação, já que a mulher é sadia. “Por meio dessa técnica, o pai portador de HIV tem a possibilidade de gerar um filho sem que a mãe e o bebê corram riscos de serem contaminados”.

Quando a mulher está infectada, a situação é mais complexa, pois é necessário evitar a transmissão vertical, ou seja, da mãe para o feto. Os casos devem ser individualizados e avaliados por uma equipe multidisciplinar, que inclui, além do especialista em reprodução assistida, o infectologista e o obstetra. Diversos fatores devem ser avaliados antes de indicar o tratamento para engravidar, tais como o estado clínico e a carga viral da paciente. 

Sobre Karla Monteiro

Apaixonada por fotografia e shows desde criança, sou muito eclética para música e adoro ler.

Veja também

Cirque Amar: a magia do Circo trazendo tradição e diversão para BH

Espetáculo chega em solo mineiro para emocionar e surpreender o público em experiência única.   …

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X