Foto: Reprodução/Instagram

Desafio do Balde de Gelo: entenda por que as celebridades estão jogando água gelada na cabeça

Água fria por uma boa causa: famosos do mundo todo se unem na campanha para arrecadar fundos para ONG que combate a Esclerose Lateral Amiotrófica.

Desafio do Balde de GeloDe repente, todas as suas redes sociais foram inundadas por vídeos de famosos jogando um balde de água com gelo na cabeça. Você não faz ideia de onde surgiu essa história? Tudo bem. O Guia Gerais vai esclarecer o que há por trás do #DesafiodoBaldedeGelo, #DesafioDoGeloELA ou #IceBucketChallenge

E como não poderíamos deixar de contribuir com a “brincadeira”, fiz este vídeo amador (tão amador que fiquei olhando para o visor da câmera e esqueci da lente, rsrs), aceitando o desafio e também fazendo a minha doação para a campanha. Ou seja, o mais importante aqui é participar fazendo sua doação… Mas, se tiver coragem, como eu tive, te desafio a encher um balde com água gelada, colocar mais gelo e virar a água na cabeça. E ai? Vai encarar? Faça sua doação e ajude as entidades a comprarem cadeiras de rodas adaptadas, cadeiras de banho, dieta enteral industrializada, cama hospitalar, sondas de aspiração, sondas nasoentérica calibre 12, gastrostomia percutânea endoscópica, aspiradores de saliva, fraldas descartáveis, cesta básica e outros.

Confira aqui a minha participação:

O que é?
O “Ice Bucket Challenge” (em português, Desafio do Balde de Gelo) é uma campanha que quer alertar e conscientizar a população do mundo sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA e, em inglês, Amyotrophic lateral sclerosis, ALS ). A ideia é arrecadar mais doações financeiras para serem usadas em pesquisas e tratamentos de pessoas com a doença.

O que é ELA?
É uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta a área do cérebro que controla os movimentos voluntários dos músculos.

Quem começou a campanha?
Os vídeos se tornaram virais depois que Pete Frates, ex jogador de baseball americano que foi diagnosticado com a doença em 2012, divulgou a ação em suas redes sociais.

O que é o desafio?
Na verdade, a primeira ideia era não jogar um balde de água na cabeça. A corrente começou com o propósito de cada envolvido desafiar outros três para, em 24 horas, tomar um banho de gelo ou doar 100 dólares. A ideia era, claro, que os envolvidos doassem 100 dólares para causa e, assim, “fugir” da prenda. Afinal, quem quer tomar um “balde de agua fria”, literalmente, na cabeça? Bom, aparentemente, todos as celebridades do mundo: o que tem rolado é que muitas pessoas estão participando E doando dinheiro. Pois é, virou a brincadeira mais legal do verão americano. Sim, por lá eles estão na alta temporada da estação mais quente do ano, então, por que não unir o útil ao agradável? Se você vive ligada no Instagram sabe que famosos gringos como J-Lo, Justin Timberlake, Jimmy Fallow, Oprah, Bill Gates e Mark Zuckerberg já jogaram o balde de água gelada na cabeça.

Quem são os brasileiros envolvidos?
Sim! A moda chegou ao Brasil também! O ciclo começou com o jogador Marcelo, que joga no Real Madrid, e foi desafiado por Kaylyn Kyle, uma jogadora de futebol canadense. Ele não só fez o vídeo (e quem joga gelo nele é o Cristiano Ronaldo) como desafiou Neymar, Luciano Hulk e o Paulo Gustavo. Pronto: a campanha pegou por aqui também. E Ivete Sangalo, Preta Gil, Thiaguinho, Angélica e dezenas de outros já entraram no desafio.

Está dando certo?
Sim. O Facebook divulgou que já recebeu mais de 1,2 milhão de vídeos relacionados ao desafio. De acordo com a revista americana TIME, a instituição já recebeu 5,5 milhões de dólares, desde 29 de julho, quando começou a campanha. No mesmo período do ano passado, as doações não passaram de 32 mil dólares.

Como doar?
A brincadeira é divertida, porém mais importante é colaborar com a causa, né? Aqui no Brasil você pode destinar suas doações para duas entidades: Associação Pró-Cura da Ela (http://procuradaela.org.br/) e AbraELA (http://www.abrela.org.br/). Nos Estados Unidos as doações podem ser feitas pelo site http://www.alsa.org/. NOVA desafia você: pode doar, desafiar os amigos, tomar banho de gelo e entrar na brincadeira!

Confira aqui algumas participações de famosos:






Veja mais vídeos da campanha acompanhando as hashtags #IceBucketChallenge e #DesafiodoBaldedeGelo

Fonte: Nova
Adaptação: Ramon Rocha

Sobre Ramon Rocha

Jornalista e Fotógrafo por paixão, Analista de Sistemas, empresário e administrador, me formei na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e venho atuando nos mais diversos segmentos empresariais na gestão de tecnologia (TI), suprimentos e recursos administrativos. Proprietário do Guia Gerais, criei este projeto com o intuíto de levar entretenimento e informações úteis para o Estado de Minas Gerais, fornecendo uma agenda de eventos atualizada, cobertura de eventos, notícias e um guia completo de empresas, produtos e serviços.

Veja também

Cirque Amar: a magia do Circo trazendo tradição e diversão para BH

Espetáculo chega em solo mineiro para emocionar e surpreender o público em experiência única.   …

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X