A cAsA – Obra Sobre Papel abre a exposição “Sombras que ficam”

ALÊ FONSECA E MARCELO KRAISER INAUGURAM A EXPOSIÇÃO “SOMBRAS QUE FICAM”, NA CASA – OBRAS SOBRE PAPEL, DIA 27 DE OUTUBRO

FOTOGRAFIAS COM TÉCNICAS DO SÉCULO XIX ESTÃO NA MOSTRA

Sombras que ficamO interesse comum pela imperfeição, afinidades estéticas e a admiração mútua levaram os artistas Alê Fonseca e Marcelo Kraiser a assinarem juntos a próxima exposição da cAsA – Obras Sobre Papel:  “Sombras que ficam”, que será inaugurada no dia 27 de outubro, às 20h.

  Com curadoria de Susan O. Campo e texto crítico da professora doutora Maria do Céu Diel de Oliveira, a mostra reúne mais de 30 trabalhos, entre individuais de cada artista e obras produzidas a quatro mãos, especialmente para a ocasião. São fotografias realizadas com técnicas do século XIX, que têm um processo lento: as imagens são feitas uma a uma e reveladas de maneira artesanal, o que possibilita interferências do tempo e gera imperfeições.

“Temos uma atração mútua pelo estrago, pelo mofo, nesses trabalhos há uma desobediência tecnológica que nos interessa. A matéria-prima veio de acervos nossos, alguns negativos do século passado… Mas também fizemos fotos juntos, com câmeras de grande formato (8×10). Trabalhamos em linhas distintas, porém com um diálogo muito interessante”, conta Alê Fonseca.

O convite para a exposição em dupla veio de Alê, que já conhecia o trabalho de Kraiser, um dos pioneiros dessa técnica no Brasil. “Com essa proposta revisitamos o meu acervo e escolhemos juntos. Sou admirador do trabalho do Alê, tanto musical quanto visual e a diferença de geração entre nós não interferiu, há uma confluência, por isso deu tão certo. Não temos um apreço a fotografias bonitas, flagrantes… O atraente dessa técnica é estarem sujeitas a deformidades e isso, sim, nos prende”, explica Marcelo.

Convidada a escrever sobre a mostra, Maria do Céu conclui “como todos os artistas, perguntaram às sombras suas histórias e lhes deram vozes: no silêncio de suas respostas, encontraram o caminho de volta ao presente do passado, nosso lugar, um sempre presente ontem, agora aqui”.

Marcelo Kraiser (1952) é natural de Belo Horizonte, poeta, fotógrafo, desenhista, músico, ilustrador, construtor de instrumentos sonoros, professor e doutor em Letras. Alê Fonseca (1989) também é natural de Belo Horizonte, tecladista e sintetista, fotógrafo e gravador.

SERVIÇOS

Exposição “Sombras que ficam”, por Alê Fonseca e Marcelo Kraiser

Curadoria: Susan O. Campo
Inauguração: 27 de outubro de 2016, às 20h.
Visitação: de 28 de outubro de 2016 a 7 de janeiro de 2017.
Local: cAsA – Obras Sobre Papel (Avenida Brasil, n° 75).
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10 às 19h.
Sábado, das 10 às 14h.
Informações: (31) 2534-0899
Entrada Gratuita.

Sobre Ramon Rocha

Jornalista e Fotógrafo por paixão, Analista de Sistemas, empresário e administrador, me formei na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e venho atuando nos mais diversos segmentos empresariais na gestão de tecnologia (TI), suprimentos e recursos administrativos. Proprietário do Guia Gerais, criei este projeto com o intuíto de levar entretenimento e informações úteis para o Estado de Minas Gerais, fornecendo uma agenda de eventos atualizada, cobertura de eventos, notícias e um guia completo de empresas, produtos e serviços.

Veja também

Cirque Amar: a magia do Circo trazendo tradição e diversão para BH

Espetáculo chega em solo mineiro para emocionar e surpreender o público em experiência única.   …

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X