Yes, nós temos banana… e muito mais

Com grande rentabilidade, fruticultura norte-mineira se destaca pela qualidade

Banana NanicaO Norte de Minas tornou-se polo da bananicultura e líder da produção de banana no Estado, sendo responsável por mais de 50% da produção. O Brasil ocupa atualmente a terceira posição do ranking mundial. A fruta produzida no Brasil tem alta qualidade nutricional e sensorial, porém ainda nos falta melhorar o aspecto visual, característica muito importante quando se pensa em exportação. Em 2015, a estimativa é a de produzir mais de sete milhões de toneladas, sendo que a maior parte é para abastecer o mercado interno. A banana é cultivada em todos os estados brasileiros, com expressividade socioeconômica para o país, com geração de 1,3 milhão de empregos.

Minas Gerais é o terceiro Estado produtor do Brasil. As principais região são o Sul e o Norte de Minas, sendo que no Sul predomina o cultivo em sequeiro e, no Norte, a fruticultura irrigada, que é a principal geradora de empregos na região.

O Norte de Minas responde por mais de 50% da produção do Estado. Dos 15 principais municípios produtores de banana em Minas, oito estão na região Norte. Por ser um Estado de grande extensão territorial, com diversidade de clima e solo, as técnicas de cultivo devem ser regionalizadas para obter sucesso.

Fruticultor desde 1994 e um dos pioneiros na região, Geraldo Bernardino Madureira não tem dúvidas sobre as vantagens de se produzir frutas no Norte de Minas: “É o melhor negócio que está tendo no momento, não tenho dúvidas. É a rentabilidade que tenho com a fruticultura que têm me ajudado a levar em frente outras produções que tenho”.

Trabalhando com banana prata e manga palmer, ele vende para regiões como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Segundo ele, alguns dos compradores de outras regiões poderiam encontrar os mesmos produtos mais próximo a eles, mas a qualidade das frutas norte-mineiras é diferenciada. “O calcário presente no solo aqui dá um produto melhor, a polpa da manga fica mais firme, é uma característica da nossa região”, afirma.

O diretor de fruticultura da Sociedade Rural, Dirceu Colares, reafirma a qualidade da produção regional e destaca que a adoção de novas tecnologias também têm sido importantes para os resultados. Produtor de banana prata e nanica, ele diz que os produtores da região, mesmo trabalhando exclusivamente com fruticultura irrigada, também sentem o peso da seca prolongada ao longo dos últimos anos. Para ele, é preciso enfrentar a situação investindo em tecnologia.

“Temos trabalhado e incentivado os fruticultores a trabalharem com novas tecnologias que otimizem a nossa produção. Novos insumos, novas técnicas, mas principalmente incentivando que os produtores adotem uma gestão mais profissional na hora de gerenciar seus negócios. Um exemplo é o uso do tensiômetro, um aparelho que aponta a quantidade necessária de irrigação na produção, de modo que só se utiliza a quantidade adequada de água. É bom para a qualidade das frutas e bom para o bolso do produtores”, destaca Dirceu.

No entanto, o cenário atual oferece desafios para o fruticultor. Em 160 hectares, Rodolpho Rebello produz banana prata, mas ele aponta questões que tem dificultado a vida dos produtores. “Nossa produção é 100% irrigada, mas além do problema da seca que têm secado rios e diminuído a vazão dos poços, ainda tem o aumento na conta de energia. Antes o produtor rural tinha desconto de 90% a 75% , mas isso acabou, e ainda teve esse aumento de 40% no custo da energia com a bandeira vermelha. Então o produtor têm sofrido muito, o governo precisa sensibilizar com a nossa situação, estamos sendo muito penalizados”, pondera Rodolpho.

Ele aponta que o crescimento dos negócios fica comprometido no cenário atual. Vendendo mercadoria para diversas regiões do País, ele conta que exportar pode ser um plano futuro, mas é preciso mudanças nas condições do produtor. “Do jeito que está, nossas frutas têm qualidade, mas devido aos altos custos, perdemos competitividade no meio internacional. Precisamos de incentivo para podermos ir além. Bons produtos nós temos”, concluiu.

Fonte: Ascom Sociedade Rural

Veja também

Cirque Amar: a magia do Circo trazendo tradição e diversão para BH

Espetáculo chega em solo mineiro para emocionar e surpreender o público em experiência única.   …

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X