Foto: Washington Alves

Tecnologia de ponta no combate à gordura localizada em destaque no 1º Congresso Científico Internacional de Estética

Foto: Washington Alves
Foto: Washington Alves
Evento terminou nesta segunda-feira (20/10), no Hotel Mercure, em BH, e trouxe novidades como a Criolipólise, que utiliza resfriamento para eliminar células de gordura, além de tratamentos estéticos para pele de mulheres na menopausa e massagem para atenuar linhas de expressão

Novidade no mercado e destaque nas melhores clínicas de estética, a Criolipólise chegou há pouco tempo no Brasil prometendo acabar com o problema de muitas mulheres: a temida e odiada gordura localizada. A novidade foi um dos destaques na lista de produtos, equipamentos e serviços estéticos apresentados durante o 1º Congresso Científico Internacional de Estética, que abrangeu ainda a 1ª Feira Estétika, no Hotel Mercure (Av. do Contorno, 7315 – Lourdes), em Belo Horizonte. A feira foi aberta ao público das 9 às 19 horas.

O evento ainda trouxe soluções para dois problemas que incomodam (e muito) as mulheres e, em menor grau de intensidade, os homens: a pele na menopausa e as “irritantes” linhas de expressão. Palestras abordarão essas inovações, com demonstração de procedimentos e os visitantes ainda conferem produtos que podem amenizar os efeitos do tempo na pele.

Sabe aquela linha de expressão que insiste em se destacar no rosto de muitas pessoas? O problema pode ser atenuado com a chamada massagem cérvico cranial e liberação da tensão mimética facial. O tema foi destaque do curso prático do quiromassagista chileno Juan Guillermo Moraga, às 11 horas, que aconteceu nesta segunda (20/10).

“Os profissionais têm que estar sempre atualizados com as últimas novidades, tendências e estudos do setor de estética e o Congresso é uma boa oportunidade para que eles possam conhecer várias empresas de uma só vez, além de assistir à palestras com renomados especialistas do setor”, afirma Maria de Fátima, curadora da programação do Congresso.

Criolipólise: um gelo na gordura localizada – Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, a Criolipólise consiste em uma técnica que utiliza um resfriamento intenso e localizado, no qual as células de gordura são eliminadas com o frio, sem causar danos aos tecidos adjacentes. O método não é invasivo, tornando-o seguro e eficaz. Numa única aplicação, a camada de gordura da área tratada pode reduzir em média de 25% a 30%. Durante a Feira Estétika, a empresa Advice apresentou o Crio Redux, aparelho genuinamente brasileiro usado para fazer a Criolipólise. O tema foi ainda destaque da palestra do biomédico Gabriel Machado.

“O Crio Redux é um aprimoramento das técnicas já desenvolvidas. Neste evento, estamos demonstrando o funcionamento do aparelho e temos muitos profissionais de estética interessados na locação, uma alternativa interessante antes de adquirir o equipamento”, comenta Estela Cardoso, diretora da Advice. Segundo ela, os resultados das sessões podem ser percebidos em curto prazo, sendo que com dois meses já é possível notar a diferença e o processo de eliminação gradual da gordura pode durar por até três meses.

Pele na menopausa – Nesta segunda (20/10), um dos destaques da programação do Congresso Científico Internacional foi a palestra “Procedimentos estéticos e terapêuticos no tratamento de peles menopausadas”, com a cosmetóloga Tânia Oliveira e com a esteticista Francine Martins. Na palestra, as especialistas apresentaram as novidades do mercado voltadas para peles que já perderam um pouco do viço e elasticidade devido à menopausa, além de abordarem as modificações fisiológicas da pele das mulheres e como adequar o tratamento às diversas patologias que surgem nesta fase da vida.

Microempreendedorismo em alta – A programação do Congresso Científico Internacional apostou no tema empreendedorismo, com palestras sobre gestão de negócios, como encantar os clientes, além de obrigações trabalhistas e as possibilidades legais para quem pretende montar um negócio na área de estética.

A farmacêutica Adriana César Cacciari falou sobre a Vigilância Sanitária e a qualidade do processo e trabalho do profissional de estética. Entre os temas abordados estavam a correta higienização dos equipamentos e ambiente, documentos necessários para regularizar o estabelecimento junto aos Órgãos de Saúde, além de dicas para os clientes saberem se a clínica é registrada e cumpre todas as normas exigidas pela Anvisa.

A advogada e analista de atendimento do Sebrae MG, Ariane Vilhena, abordou a formalização do microempreendedor individual (MEI), os requisitos necessários para se encaixar no perfil de MEI, as possíveis dificuldades para conseguir alvará e as características presentes em um microempreendedor.

A advogada Cecília Iório apresentou o tema “O Direito e as diversas possibilidades para o trabalho de esteticista”. Para esclarecer as dúvidas, a especialista abordou o comportamento e a prospecção de mercado para os esteticistas, a necessidade de profissionalização e o crescimento da indústria de cosméticos e equipamentos. Ela também apresentou a distinção das formas de atuação do esteticista, o reconhecimento, a segurança e previdência da profissão, bem como a importância do esteticista na vida do cliente. “É muito mais que um profissional que lida com beleza, o esteticista trabalha com a autoestima e bem-estar das pessoas”, comentou.

A utilização e evolução da laserterapia e sua associação aos tratamentos convencionais foi tema da palestra de Ricardo Trajano, especialista em laser, e de Neusa Back, laserterapeuta. A evolução no tratamento dado aos pacientes com queimaduras nos últimos anos foi o tema da palestra da professora Vilma Natividade, esteticista, fisioterapeuta e mestre em cirurgia plástica e doutora em saúde coletiva. Ela também apresentou estudos de caso, técnicas e princípios ativos dos produtos mais utilizados nos tratamentos de peles com queimaduras.

Novidades em produtos – Uma máscara facial feita a partir de pó de ouro e veneno de cobra que aumenta o tônus muscular, tratamentos a base de turmalina que clareiam e revitalizam a pele, bolsas que se esquentam a partir de um clique e que prometem colocar um fim ao famoso vaporzinho utilizado nas limpezas de pele convencionais e tratamentos eficazes contra os melasmas – as conhecidas manchas escuras na pele, que ocorrem principalmente no rosto das mulheres – são alguns dos destaques de produtos apresentados na Feira Estétika.

Realizado há 22 anos em São Paulo, o evento aconteceu pela 1ª vez na capital mineira trazendo novidades e tendências em serviços e produtos estéticos, responsáveis por movimentar mais de R$ 50 bilhões em todo o Brasil. O evento foi organizado e promovido pela Fagga l GL events Exhibitions, em parceria com a revista Les Nouvelles Esthétiques, e atende à crescente demanda do estado de Minas Gerais por um evento deste perfil.

Sobre Ramon Rocha

Jornalista e Fotógrafo por paixão, Analista de Sistemas, empresário e administrador, me formei na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e venho atuando nos mais diversos segmentos empresariais na gestão de tecnologia (TI), suprimentos e recursos administrativos. Proprietário do Guia Gerais, criei este projeto com o intuíto de levar entretenimento e informações úteis para o Estado de Minas Gerais, fornecendo uma agenda de eventos atualizada, cobertura de eventos, notícias e um guia completo de empresas, produtos e serviços.

Veja também

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP “Rosas e Amor”

Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont. Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao …

Léo Santana apresenta o projeto “Léo & Elas” no Mineirão neste sábado

Novo audiovisual do GG vai contar com as participações especiais de Ivete Sangalo, Simone Mendes, …

30ª edição do evento ‘Craque da Bola Saudali Coca-Cola’ será em São Joaquim de Bicas

Crédito: RumpUp. Neste fim de semana, a cidade São Joaquim de Bicas vai receber o …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X