Foto: Marco Froner

Show Paulinho da Viola encontra Marisa Monte volta a BH

Com realização da TIME FOR FUN, espetáculo já passou por diversas cidades brasileiras e ainda seguirá a seguinte agenda:

01/09 –  Recife – Classic Hall
02/09 – Fortaleza – Centro de Eventos do Ceará
14/09 – Curitiba – Teatro Guaíra
15/09 – Porto Alegre – Auditório Araújo Vianna
20/10 – Brasília – Auditório Ulisses Guimarães
22/10 – Salvador – Concha Acústica
11/11 – Belo Horizonte – Km de Vantagens Hall
17 e 18/11 – Rio de Janeiro – Km de Vantagens Hall
24 e 25/11 – São Paulo – Citibank Hall

Foto: Marco Froner
Histórico acontecimento da música brasileira que mobilizou o público no primeiro semestre deste ano de 2017, o reencontro de Paulinho da Viola com Marisa Monte em show inédito passa essencialmente pela nobreza do samba. Ambos são naturais do Rio de Janeiro (RJ), cidade-berço dessa cadência bonita. Ambos estão envolvidos com o passado glorioso da Portela, pioneira agremiação carnavalesca carioca que gerou alguns dos maiores bambas do Brasil. Ambos são cantores, compositores e músicos que interpretam, fazem e tocam samba, entre outros ritmos. Sucesso unânime de crítica, o show Paulinho da Viola encontra Marisa Monte voltará à cena de setembro a novembro, ganhando mais onze apresentações em nove capitais do Brasil para atender à intensa demanda do público.

A rota inicial da turnê incluía somente shows nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), mas a lotação previamente esgotada de todas as apresentações e os incessantes pedidos de apresentações em outras cidades motivaram a sua extensão. Para quem perdeu esse reencontro da elegância do canto de Marisa com a nobreza da presença de Paulinho, em passeio por alguns dos mais belos sambas feitos no Brasil (sobretudo os sambas de Paulinho e os da Portela, predominantes no roteiro que também inclui maravilhas contemporâneas do cancioneiro autoral de Marisa), os artistas seguirão na estrada por mais três meses, se apresentando em Recife (01/09, Classic Hall); Fortaleza (02/09, Centro de Eventos do Ceará); Curitiba (14/09, Teatro Guaíra); Porto Alegre (15/09, Auditório Araújo Vianna); Brasília (20/10, Auditório Ulysses Guimarães) e Salvador (22/10, Concha Acústica), voltando na sequência para novas apresentações nas cidades de Belo Horizonte (11/11 no Km de Vantagens Hall),  Rio de Janeiro (17 e 18/11, Km de Vantagens Hall) e São Paulo (24 e 25/11, Citibank Hall). A turnê é uma realização da TIME FOR FUN. A venda para o show em BH já está disponível.

A cumplicidade entre os artistas em cena é fruto tanto da admiração recíproca entre eles quanto da ligação genuína com o samba. “Estar com o Paulinho é como encontrar a alma do samba”, resume Marisa, que completa 30 anos de carreira em 2017. “Para mim, também é muito prazeroso compartilhar essa experiência. O canto de Marisa faz parte de minha memória musical”, ressalta Paulinho, referência no universo do samba e do choro desde a década de 1960.

A afinidade entre ambos vem de longa data. Marisa e Paulinho já haviam dividido o palco em um festival em 1993, um ano antes de a cantora gravar pela primeira vez uma música do compositor – no caso, Dança da solidão. A composição, que batizou álbum de Paulinho em 1972, ganhou a voz da intérprete em antológica gravação feita com a participação de Gilberto Gil para o CD Verde, anil, amarelo, cor-de-rosa e carvão (1994). Em 2000, Marisa registraria no álbum Memórias, crônicas e declarações de amor (2000) outro samba de Paulinho, Para ver as meninas (1971).

As duas composições estão no roteiro do show, ao lado de títulos do cancioneiro da própria Marisa que giram ao redor do universo do samba, casos de Carnavália (Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes, 2002) e De mais ninguém (Marisa Monte e Arnaldo Antunes, 1994). Contudo, se existe um eixo no qual o roteiro se sustenta, além da obra de Paulinho, é o samba produzido pelos compositores da Velha Guarda da Portela.

Esse universo musical, de riqueza melódica e poética, soa íntimo para os cantores. Paulinho frequenta a escola desde os anos 1960 e é, ele mesmo, lenda viva da azul e branco, situada na fronteira entre os bairros de Madureira e Oswaldo Cruz, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Marisa é filha de Carlos Monte, um dos diretores que gerenciaram a agremiação, e bebeu tanto nessa fonte límpida de inspiração que produziu e editou em 2000, por seu selo Phonomotor, um álbum com composições dos bambas da Velha Guarda da escola, Tudo azul, disco descendente da linhagem nobre do histórico LP Portela, passado de glória, produzido em 1970 por Paulinho da Viola para registrar sambas que corriam o risco de se perderem na tradição oral passada de geração para geração.

Não por acaso, antes que os artistas entrem em cena para iniciar a apresentação propriamente dita, o show começa com a reprodução, com som de vinil, desse álbum Portela, passado de glória. Desfrutar da audição de sambas como Levanta cedo (Rufino), Se tu fores na Portela (Ventura), Desengano (Aniceto da Portela), Sofrimento de quem ama (Alberto Lonato) e Vaidade de um sambista (Francisco Santana) é a chave para entrar no reino do samba habitado pelo show Paulinho da Viola encontra Marisa Monte.

Alguns dos sambas desse disco de 1970 são revividos por Paulinho com Marisa no bloco mais informal do show. Como se estivessem numa roda de samba, os cantores puxam o fio da memória que os faz lembrar de clássicos como Quantas lágrimas (Manacéa, 1970) e Sentimentos (Mijinha, 1973). A cada samba, surge uma história em clima que arrebata o público pela espontaneidade com que Marisa e Paulinho transitam por esse reino de melodias encantadas.

Os espectadores das primeiras apresentações do show Paulinho da Viola encontra Marisa Monte, feitas entre maio e junho, já sabem que, após o set inicial do anfitrião, a convidada entra em cena e permanece no palco até o fim do show. Não se trata de uma participação, mas de um show conjunto.

Embora promova basicamente um desfile de sambas conhecidos de Paulinho, de Marisa e dos antigos bambas da Portela, em série de sucessos em que a plateia chega a fazer coro com os artistas, o roteiro também permite que o público ouça sambas menos famosos. O samba que Paulinho compôs pensando em Roberto Carlos, Não quero você assim (1970), é um deles. A composição já tinha sido cantada pelo autor junto com Marisa no show que os uniu em 1993 sob a benção do violonista Raphael Rabello (1962 – 1995), mentor desse primeiro encontro dos dois bambas no palco.

Entre memórias, breves crônicas faladas sobre a Portela e declarações de amor aos compositores da escola, Paulinho da Viola canta, sozinho e com Marisa Monte, músicas que se encadeiam pelo refinamento melódico e poético.  São sambas que passam fluentes como um rio pela memória afetiva dos artistas e do próprio público em encontro histórico pela própria natureza.

Confira alguns trechos das principais críticas do show:

“Uma noite de música brasileira da mais alta categoria”
O Globo

“Homenagens e clássicos do compositor ganham brilho novo com a voz da cantora”
Estado de Minas

“O que se viu no palco foi um encontro histórico
que correspondeu ao que se esperava”
Folha de São Paulo

“A noite foi prazerosa e delicada em falas e cantos, de memórias
e uma ou outra aventura…”
Estado de São Paulo

“Paulinho da Viola e Marisa Monte fazem encontro comovente em São Paulo”
Estado de São Paulo

“Samba Iluminado”
Estado de Minas

“Um encontro memorável”
O Tempo

“Marisa e Paulinho unem elegâncias e vozes no reino do samba mais nobre”
G1

“Encontro de Paulinho da Viola e Marisa Monte engrandece MPB”
Veja.com

PAULINHO DA VIOLA ENCONTRA MARISA MONTE

CITIBANK HALL – BELO HORIZONTE

Realização: TIME FOR FUN
Copatrocínio: Skol

Data: Sábado, 11 de novembro de 2017
Horário: 22h
Local: Km de Vantagens Hall – BH – Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 – São Pedro

Ingressos: De R$ 75 a R$ 1200 (ver tabela)
Capacidade: 3.620 lugares
Duração: Aproximadamente 1h40.
Classificação etária: De 12 a 14 anos: permitida a entrada acompanhados dos pais ou responsáveis legais. De 15 anos em diante: permitida a entrada desacompanhados.
Acesso para deficientes
Ar-condicionado

Site: http://www.t4f.com.br
Venda a grupos: grupos@t4f.com.br
Estacionamento (terceirizado): R$ 40

INGRESSOS:

PREÇOS POR SETORES ½ ENTRADA NORMAL
MESA SETOR I (4 LUG.) R$ 1.200
MESA SETOR II (4 LUG.) R$ 1.000
PISTA/ARQUIBANCADA (1º LOTE) R$ 75 R$ 150
PISTA/ARQUIBANCADA (2º LOTE) R$ 100 R$ 200
PISTA/ARQUIBANCADA (3º LOTE) R$ 110 R$ 220
PISTA/ARQUIBANCADA (4º LOTE) R$ 140 R$ 280

– Meia-entrada: obrigatória à apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário: no ato da compra e entrada do evento (para compras na bilheteria oficial e pontos de venda físicos) / na entrada do evento (para compras via internet).
– A venda para o público em geral estará disponível a partir do dia 28 de março de 2017.

BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA

BH Hall – Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 – São Pedro.
Segundas-feiras – FECHADAS
Terças-feiras e Sábados – 12h às 20h
Domingos e feriados – 13h às 20h

LOCAL DE VENDA – COM TAXA DE CONVENIÊNCIA
Pela Internet: www.ticketsforfun.com.br 
(retirada na bilheteria e e-ticket, com taxas de conveniência).

FORMAS DE PAGAMENTO VÁLIDAS TICKETS FOR FUN

Internet:
– Cartões de crédito MasterCard, American Express, Elo Crédito, Visa, Diners Club e Hipercard.

Bilheteria e Pontos de Venda:
– Dinheiro;
– Cartões de Credito MasterCard, American Express, Elo Crédito, Visa, Diners Club e Hipercard;
– Cartões de Débito Visa Electron, MasterCard débito, Elo Débito e Hipercard.
– Vale Cultura

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