Mariana recebe 8ª Mostra de Teatro de Bonecos

Festival será realizado entre os dias 8 e 12 de outubro; mais de 20 espetáculos gratuitos integram a programação, que será realizada em diversos pontos da cidade

8ª Mostra de Teatro de BonecosMais de 20 espetáculos teatrais movimentarão a cidade de Mariana, entre os dias 8 e 12 de outubro. As atrações fazem parte da 8ª Mostra de Teatro de Bonecos, um dos principais festivais do tipo em Minas Gerais. Promovido pela Cia. Navegante – Teatro de Marionetes, o evento contará com a participação de grupos brasileiros e argentinos, com montagens que utilizam técnicas como marionetes, fantoches, mamulengos e bonecos de balcão, valorizando assim a riqueza e diversidade do gênero, que deixou de lado o estigma infantil e se consolida cada vez mais como uma importante manifestação cultural para todas as idades. Peças, oficinas e debates fazem parte da programação, que é gratuita e acontece na Praça Gomes Freire, Teatro SESI e Ateliê Catin Nardi.

“A mostra tem como objetivo contribuir na facilitação do acesso a esta arte, especialmente junto aos estudantes, às comunidades locais e aos turistas nas cidades de Mariana e Ouro Preto. Além disso, promove o encontro, o debate, a pesquisa e promoção da linguagem teatral com bonecos”, explica o idealizador do projeto e curador, Catin Nardi. A formação dos atores e aperfeiçoamento das técnicas de manipulação também será privilegiada, por meio da oficina “Do Movimento Interno ao Corpo Animado: estrutura óssea e ligamentos”, que será ministrada por Katiane Negrão, integrante do grupo Tato Criação Cênica, do Paraná. O festival contará, ainda, com o debate “Políticas Públicas e Eventos Teatrais de Bonecos”, com a participação dos grupos convidados e alunos de Artes Cênicas da UFOP.

Entre os destaques da programação estão os espetáculos “O Organista: Cenários Históricos de Minas”, da Cia. Navegante Teatro de Marionetes, de Mariana; “Firmino”, da Articulação Teatro de Bonecos, do Rio de Janeiro; “Entre Janelas”, da Tato Criações Cênicas, de Curitiba; “Una historia de amor”, do Títeres Harapo, da Argentina; e “A Folia no Terreiro de Seu Mané Pacaru”, do Mamulengo da Folia, de São Paulo.

Espetáculos serão apresentados também na Apae de Mariana, no Lar de Idosos Santa Maria e Lar Santa Luiza de Marilac e distritos de Mariana. Desde a primeira edição, a Mostra é realizada nesses ambientes e, para Catin Nardi, coordenador geral do evento, esta ação é fundamental. “Temos a preocupação de oferecer a arte, diversão e alegria para os moradores de lares e entidades sociais, contribuindo assim com a difusão da cultura e tornando seus dias mais agradáveis”, afirma.

Sobre a Cia Navegantes:

Cia Navegante – Teatro de Marionetes, criada em 1994, realiza pesquisas, criação e produção de marionetes de fios, oficinas, montagens teatrais, publicidade, intervenções e produções televisivas com bonecos. Seu diretor, o marionetista Catin Nardi, dedica-se integralmente a esta arte desde 1981. A companhia se apresenta e ministra oficinas em festivais, teatros, circuitos culturais e TV. A abertura da novela “As filhas da mãe” e a minissérie “Hoje é dia de Maria 1 e 2”, exibidas pela Rede Globo, são algumas de suas importantes produções televisivas. Sediada em Mariana – MG, se apresenta também em seu próprio “Espaço da Cultura Navegante – Ateliê Catin Nardi”. No local, sala de teatro de marionetes, apresentações, exposição permanente do acervo próprio e a oficina de criação e construção de bonecos estão abertos a visitação diária.

SERVIÇO
8ª Mostra de Teatro de Bonecos
Data: 8 a 12 de outubro
Local: Praça Gomes Freire, Teatro SESI, Ateliê Catin Nardi – Mariana/MG
Realização: Cia Navegantes – Cia Navegante – Teatro de Marionetes

Sobre Ramon Rocha

Jornalista e Fotógrafo por paixão, Analista de Sistemas, empresário e administrador, me formei na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e venho atuando nos mais diversos segmentos empresariais na gestão de tecnologia (TI), suprimentos e recursos administrativos. Proprietário do Guia Gerais, criei este projeto com o intuíto de levar entretenimento e informações úteis para o Estado de Minas Gerais, fornecendo uma agenda de eventos atualizada, cobertura de eventos, notícias e um guia completo de empresas, produtos e serviços.

Veja também

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deu match entre o sertanejo e o funk: parceria de Luan Santana e Kevin O Chris chega às plataformas nesta quinta-feira

Anúncio do dueto foi revelado pelo funkeiro no palco do Lollapalooza Pega a visão. Ou …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X