Thor Fridriksson, criador do QuizUp (Foto: Divulgação)

Jogo de perguntas com mais de 17 milhões de usuários chega ao Brasil

Lançado em novembro do ano passado, plataforma já tem mais de 250 mil perguntas e quase 600 temas

Thor Fridriksson, criador do QuizUp (Foto: Divulgação)
Thor Fridriksson, criador do QuizUp (Foto: Divulgação)
Há quatro anos, o finlandês Thor Fridriksson, 35 anos, desejava aproveitar o crescimento do mercado mobile para faturar alto com games. “Eu nem sabia o que criar, só queria uma oportunidade no setor. Com ela, sua empresa poderia conseguir uma empresa global logo de cara”, afirma. Ele fundou, então, a Plain Vanilla Games. Essa facilidade para lançar conteúdo para um grande público de usuários, porém, escondia um problema que Fridriksson não previra: o grande número de concorrentes.

Com tantos jogos para dividir a atenção do público, a primeira criação de Fridriksson não emplacou e o empreendedor perdeu o dinheiro que investiu. Numa mesa de bar na Islândia, ele decidiu que não desistiria. Entre uma bebida e outra, pensou em como ninguém nunca tinha feito um game de perguntas/respostas antes. Dessa vez, aprendeu a lição: pensou logo de cara o que o diferenciaria de outros possíveis concorrentes, o aspecto social.

Em novembro do ano passado surgia o QuizUp, um jogo de perguntas sobre temas específicos. Mais que isso, o game é uma rede social e plataforma de discussão sobre diferentes assuntos. Os usuários podem competir entre si e também interagir uns com os outros.

“Pela diversidade de temas, o QuizUp cria uma sensação de pertencimento, o que aumenta a popularidade do jogo”, diz Fridriksson. “Conseguir responder uma pergunta corretamente também traz felicidade e satisfação ao usuário, que se sente mais inteligente.”

Em sete meses o QuizUp conquistou mais de 17 milhões de usuários em seis línguas e chegou, em junho, ao Brasil. Os desafios não param de crescer: o número de perguntas já excede 250 mil e os temas passam dos 400. A ideia é usar a contribuição dos próprios usuários para incrementar os testes – cada tema possui seu próprio fórum de discussão para alimentar sugestões.

O Brasil foi escolhido como próximo ponto de expansão do QuizUp, por causa da Copa 2014. Por isso, muitos dos temas específicos para o país envolvem o evento. Para se manter, a startup busca parcerias com empresas para criar testes temáticos, sem precisar, dessa forma, cobrar dos seus usuários. Essa estratégia já conquistou grandes nomes como Coca-Cola e Google.

O sucesso do jogo já conquistou investimentos que totalizaram R$ 3,6 milhões e que incluíram aportes da Greycroft Partners, IDG Ventures, Tencent, BOLDstart Ventures, CrunchFund e MESA+. O aplicativo do QuizUp está disponível para o sistema iOS e Android.

Sobre Ramon Rocha

Jornalista e Fotógrafo por paixão, Analista de Sistemas, empresário e administrador, me formei na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e venho atuando nos mais diversos segmentos empresariais na gestão de tecnologia (TI), suprimentos e recursos administrativos. Proprietário do Guia Gerais, criei este projeto com o intuíto de levar entretenimento e informações úteis para o Estado de Minas Gerais, fornecendo uma agenda de eventos atualizada, cobertura de eventos, notícias e um guia completo de empresas, produtos e serviços.

Veja também

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deu match entre o sertanejo e o funk: parceria de Luan Santana e Kevin O Chris chega às plataformas nesta quinta-feira

Anúncio do dueto foi revelado pelo funkeiro no palco do Lollapalooza Pega a visão. Ou …

Cau Saad leva à 20ª edição da feira e congresso fitness ENAF BH curso sobre treinamento funcional e comunicação nas redes sociais

A personal trainer paulistana Cau Saad será uma das atrações da 20ª edição da ENAF …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X