Festival Igarapé Bem Temperado leva a cozinha de quintal para o Quintal Espaço Batista

FESTIVAL IGARAPÉ BEM TEMPERADO COMPLETA 13 ANOS DE VALORIZAÇÃO DA COZINHA DE QUINTAL DE 21 A 24 DE SETEMBRO

Evento gratuitO ACONTECE no Quintal Espaço Batista COM PRESENÇA DE GRANDES nomes E REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO SOBRE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS

Um evento para saborear comidas típicas caipiras, sentir o cheiro da cozinha e temperos da roça e conhecer mais sobre as tradições gastronômicas centenárias e as plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Este é o Festival Igarapé Bem Temperado, que acontece entre os dias 21 e 24 de setembro com uma vasta programação cultural e gastronômica, presença de grandes nomes da gastronomia mineira e nacional e realização de seminário sobre as Pancs. O festival acontece à sombra das árvores do Quintal Espaço Batista, em Igarapé, e terá entrada gratuita com retirada de ingressos pelo sympla.

Durante quatro dias, Igarapé abraça o festival e recebe intensa programação gastronômica e cultural. O evento prepara um espaço especial, o “Palco Cozinha Show da Memória Culinária”, com forno e fogão a lenha, onde acontecem os workshops com as mestras da culinária (senhoras cozinheiras com mais de 60 anos) e chefs convidados, seminário e oficina de culinária infantil. Além disso, 24 estandes estarão abertos ao público, que poderá degustar e levar para casa, pratos e quitutes preparados pelas mestras e cozinheiros da nova geração e produtos locais como doces, licores, compotas e cachaça.

Uma feira de Panc’s também será montada. “As pessoas que prestigiarem o Igarapé Bem Temperado terão a oportunidade de saborear e levar para casa hortaliças diferentes, como a cansanção, o ora-pro-nóbis, beldroega, mastruz, umbigo de banana e mavarisco e ainda pegar dicas de culinária com as próprias mestras. As Pancs estarão presentes tanto em receitas tradicionais, cozidas em forma de guisados com carnes de porco ou galinha caipira, como também em pratos mais contemporâneos criados em conjunto pela curadoria do Igarapé Bem Temperado, mestras e pelos chefs convidados. E para esta edição teremos novidades, como pratos vegetarianos e veganos”, explica Letícia Cabral, pesquisadora e gestora do Igarapé Bem Temperado.

Em 2017, as apresentações, workshops e degustações ganham uma nova versão, mais ampla. As mestras subirão ao palco Cozinha Show acompanhadas por renomados chefs para uma boa prosa enquanto apresentam receitas da cultura culinária de Igarapé. Entre os chefs convidados, Eduardo Maya, o holandês Willem Bovekerk, o português Alexandre Miguel, Flávio Trombino, Cidinha Lamounier, Jackson Cabral e Viviane Fantini.

Criado em 2005, o evento surgiu após a conclusão da pesquisa “Retratos e Histórias” sobre Igarapé, realizada pelo idealizador do festival, pesquisador e fotógrafo Carlos Oliveira Stan e pela historiadora Cássia Resende Coelho. Na época, ao perceber que a história da cidade está fortemente ligada às tradições alimentares e ao modo de fazer culinário da sua população, Stan decidiu criar o festival para promover este importante patrimônio cultural da cidade. E assim, um evento que nasceu tímido com pouco mais de 350 pessoas em sua primeira edição, se tornou um grande projeto que, em 2016, levou mais de 20 mil pessoas para Igarapé.

“Já se vão 12 anos de um trabalho de apoio à valorização da cultura culinária igarapeense e do fomento ao turismo de base comunitária. Em pleno diálogo com chefs e pesquisadores, o projeto é considerado um importante movimento de salvaguarda da culinária popular mineira, indicando perspectivas para a atual cozinha de Minas”, revela Stan.

Esta edição do Festival Igarapé Bem Temperado é realizada por meio de recursos do Edital de Fortalecimento a Festivais Gastronômicos da Codemig e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, através do patrocínio da Fornac.

SEMINÁRIO SOBRE AS PANCS

No dia 22 de setembro será realizado o “Seminário Igarapé Bem Temperado”, como parte da programação do festival, com o tema “Plantas alimentícias não convencionais na cozinha popular e contemporânea”. O evento visa explorar e fomentar temas ligados à culinária local, gastronomia, patrimônio cultural, turismo, segurança alimentar, quintais urbanos e consumo de plantas alimentícias não convencionais (PANCs). “As plantinhas celebradas nos pratos servidos no IBT serão discutidas por autoridades no assunto como Neide Rigo; o doutor em botânica e professor da UFJF, Reinaldo Duque-Brasil; representantes do Slow Food MG e EMATER; e chefs convidados”, explica Letícia Cabral, pesquisadora e gestora do Igarapé Bem Temperado. As inscrições para o seminário podem ser feita até 21 de setembro pelo sympla.

HOMENAGEM

Como já é tradição, cada ano uma Mestra da Culinária é homenageada no Igarapé Bem Temperado e, na 13ª edição do evento, a mestra Dolores Henriques será a estrela. “O Igarapé Bem Temperado transforma as vidas destas mestras, que passaram a ser reconhecidas como tal e a ocupar um lugar de importância na comunidade, além de gerar renda com a venda de seus produtos. O festival é um momento de celebrar, de valorizar este universo da tradição de quintal, de promover o pertencimento da comunidade com o do patrimônio da cultura culinária da cidade”, finaliza Stan.

Serviço

Festival Igarapé Bem Temperado

Data: 21 a 24 de setembro de 2017
Local: Quintal Espaço Batista (Av. Professor Clóvis Salgado, 2200, Igarapé/ MG)
Entrada Gratuita – retiradas de ingressos pelo Sympla:
https://www.sympla.com.br/igarape-bem-temperado__167434
Seminário Igarapé Bem Temperado
Tema: “Plantas alimentícias não convencionais na cozinha popular e contemporânea”
Entrada Grauita – retiradas de ingressos pelo Sympla:
https://www.sympla.com.br/2-seminario-igarape-bem-temperado-2017__180624

Veja também

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deu match entre o sertanejo e o funk: parceria de Luan Santana e Kevin O Chris chega às plataformas nesta quinta-feira

Anúncio do dueto foi revelado pelo funkeiro no palco do Lollapalooza Pega a visão. Ou …

Cau Saad leva à 20ª edição da feira e congresso fitness ENAF BH curso sobre treinamento funcional e comunicação nas redes sociais

A personal trainer paulistana Cau Saad será uma das atrações da 20ª edição da ENAF …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X