Foto: Solon Queiroz

Expomontes é lembrada por turistas como destaque em Montes Claros

Foto: Solon Queiroz
Foto: Solon Queiroz
Desde 2006 a Secretaria de Estado de Turismo realiza pesquisas com o objetivo de traçar o perfil turístico de alguns municípios mineiros. No fim de maio foi divulgado o resultado da pesquisa referente a 2014, quando 22 cidades mineiras foram analisadas em relação ao motivo de atração de turistas e a satisfação destes com a receptividade do local. Para aqueles que visitaram Montes Claros no ano passado 86% tiveram suas expectativas plenamente atendidas com a viagem.

Pelos dados da pesquisa, o primeiro motivo de atração é visita a amigos e parentes que residam na cidade e logo atrás vem o turismo de negócios, que caracteriza o setor na cidade. Como pólo industrial, universitário e de serviços, Montes Claros recebe pessoas interessadas em fazer compras, fechar negócios, tratar a saúde e estabelecer rede de contatos profissionais.

Para a jornalista e turismóloga Gal Bernardo, esse é um potencial que precisa ser mais explorado e divulgado na cidade.

“Montes Claros já possui boa rede hoteleira e ainda deve inaugurar mais dois hotéis 5 estrelas nesse ano, mas é preciso uma maior conscientização turística da própria população. Se o turista chega e pergunta o que há de bom para se fazer na cidade, a maior parte da população não sabe falar bem dos nossos atrativos. Temos na cidade o maior parque urbano da América Latina, que é o Parque Estadual da Lapa Grande, mas quantos sabem e divulgam isso? Esta é o ponto onde precisamos nos desenvolver”, analisa Gal.

Dentre os pontos destacados na pesquisa, a gastronomia foi o ponto mais bem avaliado pelos turistas. Para a turismóloga, isso reflete o modo de ser do norte-mineiro: “Nossa culinária não é a mesma da cozinha mineira tradicional. Nosso forte é a carne de sol, o pequi, o requeijão, o que nos diferencia do resto do estado e cativa os turistas”.

Para ela, toda essa produção norte-mineira é encontrada na Expomontes, a maior Feira Agropecuária da região. “A Expomontes resume tudo aquilo que nós somos e produzimos no Norte de Minas. É um evento ímpar que destaca e desenvolve o nosso turismo. Não apenas porque atrai pessoas para fazerem negócios ou curtirem as atrações da feira, mas porque mostra todas as riquezas e potencialidades que temos”, explica Gal Bernardo.

Exatamente pelos fatores apontados pela turismóloga, a Expomontes e o Parque de Exposições João Alencar Athayde apareceram na pesquisa sendo lembrados pelos turistas como atrativos de Montes Claros. Com tantos bons motivos para curtir a Princesa do Norte, não é a toa que quem conhece se apaixona pela cidade: entre os entrevistados pela pesquisa, 87% pretendem retornar nos próximos dois anos. Se vierem em julho, podem comprar o passaporte da Expomontes e curtir a estadia!

Durante dez dias a Feira, movimenta R$ 350 milhões de reais, gera 4 mil empregos, promove 12 shows, tem 70 estandes para expositores, cerca de 1 mil animais inscritos para comercialização e julgamento, 10 mil animais em 10 leilões, 80 barracas de produtos da agricultura familiar, 20 brinquedos no Ita Parque, lazer, entretenimento, produção de conhecimento, formação, visibilidade, visitas técnicas, Dia de campo, Inclusão social, Mini-fazenda, turismo e impulso da economia, atraindo a atenção de 380 mil pessoas.

“Não é a toa que a Expomontes foi um dos grandes destaque da pesquisa. Não tínhamos dúvidas trabalhamos muito. É um feira que completa 58 anos. A cada ano aperfeiçoamos mais e buscamos melhorar nossos serviços”, afirma Moacyr Basso, Diretor da Sociedade Rural.

Fonte: Ascom Sociedade Rural

Veja também

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP “Rosas e Amor”

Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont. Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao …

Léo Santana apresenta o projeto “Léo & Elas” no Mineirão neste sábado

Novo audiovisual do GG vai contar com as participações especiais de Ivete Sangalo, Simone Mendes, …

30ª edição do evento ‘Craque da Bola Saudali Coca-Cola’ será em São Joaquim de Bicas

Crédito: RumpUp. Neste fim de semana, a cidade São Joaquim de Bicas vai receber o …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X