Expoagro GV: o lado solidário da festa

Mais de vinte instituições serão beneficiadas com a arrecadação de alimentos da Noite Católica e entidades terão espaço gratuito para comercializarem quitutes na Praça de Alimentação

Foto: Leo Aversa
Foto: Leo Aversa
A ExpoagroGV é grandiosa, é a maior exposição agropecuária do interior de Minas Gerais. O Empresário João Wellington e a União Ruralista Rio Doce (URRD), organizadores do evento, esperam receber um mar de gente durante os 10 dias de festa no Parque de Exposições José Tavares Pereira. O evento movimenta a economia da cidade e gera inúmeros empregos diretos e indiretos para seguranças, produtores, equipe de som, palco e luz, movimenta os restaurantes, buffet e a rede hoteleira da região. Calcula-se que mais de 2 mil empregos temporários foram gerados, por edição, nos últimos quatro anos da festa. Este ano, a expectativa é que os leilões movimentem cerca de R$ 10 milhões com mais de mil animais expostos e levados a julgamento. A festa é considerada uma das cinco maiores do Estado.

Em meio a tantos números, a solidariedade também entra na arena. E uma das grandes novidades desta edição é a realização da Noite Católica e o espaço que será cedido para as entidades filantrópicas da cidade. “Sei que esse era um desejo antigo da comunidade católica, uma noite na programação da festa. Desde o ano passado estamos empenhados em viabilizar uma atração e uma data na programação”, afirma o empresário João Wellington. O Padre Reginaldo Manzotti será o responsável pela celebração da fé para os católicos.

A entrada para a Noite Católica é franca, no entanto, a organização do evento pede para os cristãos que possam contribuir com 1kg de alimento não perecível, a entrega será na portaria do Parque de Exposições na mesma noite do show. “O Padre Reginaldo Manzotti não aceita a cobrança de ingresso e não cobra cachê. A arrecadação de alimentos é uma maneira que encontramos de ajudar a população valadarense e ao mesmo tempo, celebrar os 45 anos de festa. A doação é opcional, mas pedimos que todos participem”, conta o empresário João Wellington.

Os alimentos arrecadados serão doados para as instituições da cidade.
Entre elas: APAE, Abrigo Esperança, ADQF – Pastoral Solidariedade, AADORTE, Associação Arte Planalto, Associação Damas de Caridade, Associação Santa Luzia, Centro de Convivência S. Tarcísio, Centro Esperança SIMCRUZ, Cidade dos Meninos, Creche Amor e Perseverança, Creche Criança Sorriso, Creche Tereza de Calcutá, Creche Santa Helena, Creche Sopro de Esperança, DEJORD, Fundação Casa das Meninas, Fundação Dona Zulmira, GAPON, Juventude Acumulada, Lar dos Velhinhos, Lar Hermes Pinto, Seminário N. S. Auxiliadora, SOMIREHU e Obras Sociais Sagrada Família.

Do outro lado da festa

Mário Carlos, presidente da Fundação Dona Zulmira, uma das instituições que serão beneficiadas pela ExpoagroGV, ressalta a importância da população participar de ações como essa. “Hoje, estamos com 47 internos.

A casa é dedicada aos cuidados de idosos com mais de 60 anos e que estão com algum problema de saúde. A doação é o que move a casa, sem a solidariedade das pessoas já teríamos fechado as portas. Essa é uma parceria necessária e muito bem vinda, o que temos recebido não é o suficiente, as doações chegarão em uma boa hora”, afirma o presidente da instituição.

A Creche Amor e Perseverança atende 174 crianças e 60 adolescentes e também receberá parte dos alimentos arrecadados. “O nosso trabalho é focado nos bairros periféricos da cidade. É de suma importância envolver a sociedade nessas ações, fazemos um trabalho que salva vidas. As doações chegarão no momento certo, sempre precisamos de alimentos, material de limpeza e higiene e material escolar para as oficinas de arte“, conta Deuzuita Moreira, presidente da creche.

A solidariedade também vai marcar presença na Praça de Alimentação durante todos os dias do evento. A organização da ExpoagroGV cedeu barracas para instituições comercializarem comidas típicas. No total 11 entidades se inscreveram e terão seu espaço na venda de quitutes. As barracas serão disponibilizadas sem ônus e as equipes receberão credenciais para trabalharem na festa. A Cidade dos Meninos é uma das instituições filantrópicas que estarão na Praça de Alimentação vendendo pastéis e macarrão na chapa. “Essa parceria é extremamente importante para mantermos as atividades da casa e também é uma oportunidade para divulgarmos o nosso trabalho entre aqueles que ainda não conhecem nossas ações. Todo dinheiro arrecadado na nossa barraca durante a festa será destinado para a manutenção da Casa dos Meninos”, diz Marinez Barreta, diretora da instituição.

Missa e show

A Noite Católica será celebrada pelo Padre Fábio Manzotti na segunda-feira, 7 de julho. O sacerdote é conhecido pelo intenso trabalho de evangelização através dos meios de comunicação e pela forte atuação nas mídias sociais. O padre apresentará na cidade o show “Faça-me Crer”, baseado no seu mais recente trabalho e 9º CD da carreira com 13 faixas, sendo oito inéditas. “Faça-me Crer é um CD que busca despertar e aumentar a nossa fé, seja através de canções animadas e ritmadas ou de outras mais orantes”, ressalta Manzotti.

Neste novo trabalho, o sacerdote apresenta canções com um tom mais orante, reflexivo e intimista, mas mantém a aposta em arranjos modernos.

Luan Santana participa da inédita canção “Semeando Estrelas”. Já em “Obrigado, Jesus”, música que fecha o álbum, o sacerdote faz um dueto com Neguinho da Beija-Flor, que compôs o samba em agradecimento pela cura de um câncer. “Faça-me Crer” também conta as regravações de “Milagre no Caixa Sete”, “Pelo Nome”, “Tomo Posse” e “Ele é o Caminho”.

O padre que arrasta multidões vai celebrar uma missa seguida de show na Noite Católica da ExpoagroGV. “Onde quer que eu esteja, levarei o de Nossa Senhora do Carmo e proclamarei em todos os lugares o seu Santo Escapulário”, promete o padre que é devoto da santa. O trabalho musical que o sacerdote desenvolve faz parte da Associação Evangelizar é Preciso, fundada em 2005 com o objetivo de despertar e renovar a fé cristã por meio de programas de rádio e TV. A obra garante o atendimento de 10 mil crianças por mês.

O talento para evangelizar celebrando missas animadas com músicas ritmadas e coreografias chamou atenção das televisões e rádios, já que a igreja ficava mais cheia de fiéis. “As pessoas descobriram a verdadeira alegria de servir a Deus, sedentas, aprenderam a procurar mais a Jesus”, conta o padre. Hoje, ele apresenta programas que são retransmitidos e exibidos em milhares de emissoras do país, além de outros países como Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Paraguai, Bolívia e Uruguai.

Em Governador Valadares, o padre apresenta o programa de rádio “Experiência de Deus”, que é exibido de segunda a sábado, às 10h, pela Mundo Melhor AM. Durante a Noite Católica, o padre vai apresentar as canções de sua autoria “Faça-me Crer”, “Quero Evangelizar”, “Chagas Que Curam” e “Proteja-me Oh! Mãe”. “Ainda no seminário, aprendi a tocar flauta e é nela que componho minhas canções”, conta o sacerdote. As novas músicas, “Primeiro Olhar”, “Joga a Mão Pra Cima” “Me Aceita de Volta” e “Semeando Estrelas” também serão entoadas durante a celebração da fé.

A Festa

Além da Noite Católica, a ExpoagroGV também terá uma noite evangélica com Aline Barros e Bruna Karla, shows infantis com Larissa Monoela, a Maria Joaquina da novela Carrossel, e Patati Patatá. O sertanejo fica por conta de Cristiano Araújo, Lucas Lucco, Chitãozinho & Xororó, Luan Santana, Gusttavo Lima, Israel Novaes, Marcelo Silva & Ryan e Léo Magalhães.

O público poderá assistir aos shows da pista, da arquibancada, do camarote ou do camarote Stillo Open Bar. Além dos shows, o evento também terá Rodeio, Ranqueada de Todas as Raças, Especializadas de Equinos, Concurso Leiteiro, Tem Penning, Leilões, Julgamentos, Parque de Diversões e Missa do Vaqueiro.

Para assistir aos shows infantis, crianças de até 10 anos não pagam.

Acima de 10 anos, a entrada é R$ 10. No domingo, 6, quem entrar na ExpoagroGV até às 16h poderá ficar para o show do Luan Santana. Os ingressos para o evento estão à venda nas Lojas By Fiapo e no Shopping Feira. Em Belo Horizonte, no Nenety Eventos no Shopping 5ª Avenida.

Expoagro GV 2014
Local: Parque de Exposições José Tavares Pereira, rua João Dias Duarte, 145, bairro São Paulo, Governador Valadares
Data: de 03 a 13 de julho
Atrações: Quinta-feira, 3 de julho: Abertura Oficial; Sexta-feira, 4 de
julho: Cristiano Araújo; Sábado, 05 de julho: Lucas Lucco; Domingo, 06 de julho: Larissa Manoela e Luan Santana; Segunda-feira, 07 de julho:
Padre Reginaldo Manzotti; Terça-feira, 08 de julho: Aline Barros e Bruna Karla; Quarta-feira, 09 de julho: Banda Luxúria e Marcelo Silva & Ryan; Quinta-feira, 10 de julho: Chitãozinho e Xororó e abertura do rodeio; Sexta-feira, 11 de julho: Léo Magalhães; Sábado, 12 de julho: Gusttavo Lima e Israel Novaes; Domingo, 13 de julho: Patati Patatá e final do rodeio
Rodeio: de 10 a 13 de julho
Postos de vendas: Governador Valadares: Lojas By Fiapo e Shopping Feira; Belo Horizonte: Nenety Eventos no Shopping 5ª Avenida

Sobre Ramon Rocha

Jornalista e Fotógrafo por paixão, Analista de Sistemas, empresário e administrador, me formei na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e venho atuando nos mais diversos segmentos empresariais na gestão de tecnologia (TI), suprimentos e recursos administrativos. Proprietário do Guia Gerais, criei este projeto com o intuíto de levar entretenimento e informações úteis para o Estado de Minas Gerais, fornecendo uma agenda de eventos atualizada, cobertura de eventos, notícias e um guia completo de empresas, produtos e serviços.

Veja também

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deu match entre o sertanejo e o funk: parceria de Luan Santana e Kevin O Chris chega às plataformas nesta quinta-feira

Anúncio do dueto foi revelado pelo funkeiro no palco do Lollapalooza Pega a visão. Ou …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X