A exploração legal dos recursos naturais é o mote do estande do IEF

Explorar sem agredir o meio ambiente. Essa é uma das ideias defendidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). O órgão, em parceria com a Sociedade Rural, promove durante a 43ª Expomontes uma Mostra para divulgação das ações e serviços prestados a favor da comunidade.

“O objetivo é mostrar ao público que é possível utilizar os recursos naturais sem colocar as fontes em risco, a questão é utilizá-los de forma regularizada, por meio dos órgãos competentes”, comenta Débora Guedes, analista ambiental e bióloga.

O Instituto concentra suas ações em tudo que diz respeito à conservação e desenvolvimento florestal. Atuando na gestão de áreas protegidas. Inclusive, no evento, são feitas algumas considerações acerca do Parque da Lapa Grande, horários de visitação e principais atrações.

Registros como a licença de criadores e amadores de passeriformes, a licença para o uso do moto serra e a regularização da pesca legal são pautas da programação. Ainda no evento, são tiradas dúvidas sobre o cercamento de nascentes, sobre o Bolsa verde, sobre a regularização de extração, bem como, a solicitação do selo de carvão legal. “Há uma série de informações e projetos que poucas pessoas têm conhecimento. Aqui estamos tendo a oportunidade de sanar as dúvidas e passar informações”, afirma Laudineia Ventura, técnica ambiental.

Além da prestação de serviços, o IEF aproveita o grande público da Exposição para divulgar projetos como o “Áreas de soltura de Animais Silvestres – ASA” e o Centro de Triagem de animais selvagens (CETAS). Na oportunidade, explicam como são feitas as ações junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).

Como contribuição eficaz para o fomento da flora, o órgão ainda faz doações de plantas frutíferas, como mudas de caju, pitomba e maga; e plantas não frutíferas como o Ipê-bola. Outro ponto importante na Mostra é o esclarecimento sobre a Febre Amarela, desmitificando a ideia de que os macacos são os transmissores. Na verdade, eles são tão vítimas quanto os seres humanos.

Veja também

Fruto da fusão entre grandes nomes do mercado do entretenimento, DM Lessa é lançada oficialmente em Belo Horizonte

Os sócios Emanuel Júnior e Amandio Lessa receberam jornalistas, amigos, músicos e profissionais da área …

Ian Anderson revive o melhor de Jethro Tull em BH

IAN ANDERSON SE APRESENTA NO DIA 11 DE OUTUBRO NO KM DE VANTAGENS HALL BH, …

Linkin Park lança clipe de ‘One More Light’ em homenagem a Chester Bennington

Grupo usou imagens das apresentações da banda e dos bastidores antes da morte do vocalista. …

Deixe uma resposta

X