Foto: Naty Torres

Circovolante – 9º Encontro Internacional de Palhaços

“CIRCOVOLANTE – 9° ENCONTRO INTERNACIONAL DE PALHAÇOS” ACONTECE DE 16 A 19 DE NOVEMBRO, EM MARIANA – MG, COM MAIS DE 100 PALHAÇOS REUNIDOS

QUATRO DIAS DE PROGRAMAÇÃO GRATUITA COM ESPETÁCULOS, RODAS DE CONVERSA, SHOWS, LANÇAMENTO DE LIVRO, FILMES, ALÉM DA DESCENTRALIZAÇÃO

Foto: Naty Torres
São muitos os malabarismos, cambalhotas e piruetas – simbólicos e literais – para realizar um dos maiores eventos circenses do país. Mas vale a pena. De 16 a 19 de novembro, Mariana/MG recebe o Circovolante – 9° Encontro Internacional de Palhaços. Com a presença de mais de uma centena de palhaços de diversas cores, estilos, tamanhos e nacionalidades, o festival tem quatro dias de programação gratuita na Praça da Sé, Praça Gomes Freire, Rua Frei Durão, asilos e hospitais, além da descentralização, que leva espetáculos a bairros e distritos próximos à cidade.

São espetáculos, rodas de conversa, shows de música, lançamento de livro e exibição de filmes. Mauro Consenza (Uruguai), Francois Buille (França), Umberto Rosichetti (Itália), Atalwalpa Coello (Peru), Circo Amarillo (Argentina/Brasil), Irmãs Cola (Brasil/SP), Artitude (Brasil/Brasília), Pé de Cana (Brasil/SP), Cia. Lunática (Brasil/MG), Palhaço Furreca (Brasil/MG), Cia. Circunstância (Brasil/MG), Palhaço Viralata (Brasil/MG), Uniclown (Brasil/MG), Cia. Sapato Velho (Brasil/RJ), Guga Morales (Brasil/RJ), Nopok (Argentina/Brasil) estão entre os confirmados.

O grande homenageado da edição é o palhaço Saracura. Descendente da terceira geração de uma família circense, Deusa Aparecida Reis fazia números de trapézio e equilíbrio com o pai, quando criança. Sua mãe até hoje, com 80 anos, arrisca alguns truques. “Quando surgiu uma vaga para palhaço eu me candidatei e nasceu o Saracura. O público gostou, eu também e fiquei 20 anos sendo palhaço, tirando o sorriso das pessoas sem contar uma piada. Realizei-me nessa arte e hoje sou jardineiro. Saber da homenagem me emocionou, nunca esperaria ser escolhido entre tantos artistas. Fiquei muito feliz e já estou ensaiando para desenferrujar, não quero fazer feio!”, conta Saracura.

A abertura do Circovolante – 9° Encontro Internacional de Palhaços será na Feira Noturna de Mariana. No dia 16 de novembro, o Circovolante leva dois espetáculos e um show para marcar o início do evento, na Praça dos Ferroviários. Entre os destaques, está o Samba no Pé de Moleque, que acontece no sábado, 18 de novembro, quando todos os palhaços se reúnem – e o público também entra no clima com roupas coloridas e pinturas – e um grande cortejo segue contagiando as ladeiras da cidade histórica. Uma novidade é a programação simultânea, com espetáculos acontecendo em locais diferentes, ao mesmo tempo, para que todos possam desfrutar melhor das atrações.

O número 9 simboliza a crise seguida da superação. E a 9ª edição do festival não negou esta previsão. “Em um ano como este, o esforço para a realização do Encontro foi grande. Tivemos inclusive que adiar para novembro, na expectativa de conseguir mais apoio. A comunidade de Mariana ficou muito ansiosa, pois o evento normalmente ocorre em setembro. Todos os dias recebíamos ligações e mensagens e agora, com as datas confirmadas, estão todos animados. Vai ser um Encontro lindo”, comenta Xisto Siman, palhaço e um dos idealizadores do evento.

O Circovolante – 9° Encontro Internacional de Palhaços é realizado pelo Circovolante e Circo Para Todos, com patrocínio da Prefeitura de Mariana. Apoio cultural: Câmara de Vereadores e Secretaria de Cultura de Mariana. Parceiros: Neaspoc, Marianatur, Clube Osquindô e Uniclown.

SERVIÇOS:

Circovolante – 9° Encontro Internacional de Palhaços
Data: de 16 a 19 de novembro.
Local: eventos concentrados na Praça Gomes Freire, Praça da Sé e Rua Frei Durão (em frente à Casa de Cultura) – Mariana/ MG.
Todos os eventos são gratuitos.
Facebook.com/Circovolante

DESCENTRALIZAÇÃO

Com o objetivo de levar a arte circense a locais com pouco acesso à cultura, o Circovolante promove a Descentralização do Encontro de Palhaços. De 30 de outubro a 17 de novembro, a trupe percorre 14 escolas de distritos e bairros de Mariana e Ouro Preto com o espetáculo Guisado Circense, que leva um grupo convidado a cada apresentação.

SOBRE O CIRCOVOLANTE

No interior de Minas Gerais, em Passagem de Mariana, a arte circense se renova o tempo todo com o Circovolante, que há 17 anos leva palhaços, cômicos, bufões, músicos e brincantes em espetáculos para todo o Brasil. Fruto de uma parceria de 25 anos entre Xisto Siman e João Pinheiro, o grupo é uma combinação de labor circense com a divulgação dessa arte milenar.

Em sua sede, a Casa do Palhaço, o Circovolante recebe regularmente crianças e adolescentes, que aprendem sobre o processo de funcionamento e gestão do grupo e compreendem melhor o ofício da arte circense. Também são ministradas oficinas para público em geral e apresentação de espetáculos. O Circovolante possui também um acervo com livros de história do circo e mais de 300 filmes de comédias mudas do princípio do século passado, disponível em sua sede.

VOZES QUE CANTAM – ENCONTRO DE CORAIS DE MARIANA E OURO PRETO

Quem estiver na cidade para o Encontro de Palhaços terá uma oportunidade de apreciar também o Vozes que Cantam – XV Encontro de Corais de Ouro Preto e Mariana, que acontece de 17 a 19 de novembro. Promovido pelo Conservatório de Música Mestre Vicente Ângelo das Mercês, o evento tem o objetivo de incentivar e tornar mais reconhecida a atividade coral na região, além de criar oportunidades de integração entre os grupos, com troca de experiências, arranjos e intercâmbio cultural entre as cidades sedes dos participantes. As inscrições foram abertas a corais de todo o Brasil e os selecionados se apresentarão ao público, nas duas cidades.

Veja também

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deu match entre o sertanejo e o funk: parceria de Luan Santana e Kevin O Chris chega às plataformas nesta quinta-feira

Anúncio do dueto foi revelado pelo funkeiro no palco do Lollapalooza Pega a visão. Ou …

Cau Saad leva à 20ª edição da feira e congresso fitness ENAF BH curso sobre treinamento funcional e comunicação nas redes sociais

A personal trainer paulistana Cau Saad será uma das atrações da 20ª edição da ENAF …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X