Foto: Naty Torres

Circovolante – 9º Encontro Internacional de Palhaços

“CIRCOVOLANTE – 9° ENCONTRO INTERNACIONAL DE PALHAÇOS” ACONTECE DE 16 A 19 DE NOVEMBRO, EM MARIANA – MG, COM MAIS DE 100 PALHAÇOS REUNIDOS

QUATRO DIAS DE PROGRAMAÇÃO GRATUITA COM ESPETÁCULOS, RODAS DE CONVERSA, SHOWS, LANÇAMENTO DE LIVRO, FILMES, ALÉM DA DESCENTRALIZAÇÃO

Foto: Naty Torres
São muitos os malabarismos, cambalhotas e piruetas – simbólicos e literais – para realizar um dos maiores eventos circenses do país. Mas vale a pena. De 16 a 19 de novembro, Mariana/MG recebe o Circovolante – 9° Encontro Internacional de Palhaços. Com a presença de mais de uma centena de palhaços de diversas cores, estilos, tamanhos e nacionalidades, o festival tem quatro dias de programação gratuita na Praça da Sé, Praça Gomes Freire, Rua Frei Durão, asilos e hospitais, além da descentralização, que leva espetáculos a bairros e distritos próximos à cidade.

São espetáculos, rodas de conversa, shows de música, lançamento de livro e exibição de filmes. Mauro Consenza (Uruguai), Francois Buille (França), Umberto Rosichetti (Itália), Atalwalpa Coello (Peru), Circo Amarillo (Argentina/Brasil), Irmãs Cola (Brasil/SP), Artitude (Brasil/Brasília), Pé de Cana (Brasil/SP), Cia. Lunática (Brasil/MG), Palhaço Furreca (Brasil/MG), Cia. Circunstância (Brasil/MG), Palhaço Viralata (Brasil/MG), Uniclown (Brasil/MG), Cia. Sapato Velho (Brasil/RJ), Guga Morales (Brasil/RJ), Nopok (Argentina/Brasil) estão entre os confirmados.

O grande homenageado da edição é o palhaço Saracura. Descendente da terceira geração de uma família circense, Deusa Aparecida Reis fazia números de trapézio e equilíbrio com o pai, quando criança. Sua mãe até hoje, com 80 anos, arrisca alguns truques. “Quando surgiu uma vaga para palhaço eu me candidatei e nasceu o Saracura. O público gostou, eu também e fiquei 20 anos sendo palhaço, tirando o sorriso das pessoas sem contar uma piada. Realizei-me nessa arte e hoje sou jardineiro. Saber da homenagem me emocionou, nunca esperaria ser escolhido entre tantos artistas. Fiquei muito feliz e já estou ensaiando para desenferrujar, não quero fazer feio!”, conta Saracura.

A abertura do Circovolante – 9° Encontro Internacional de Palhaços será na Feira Noturna de Mariana. No dia 16 de novembro, o Circovolante leva dois espetáculos e um show para marcar o início do evento, na Praça dos Ferroviários. Entre os destaques, está o Samba no Pé de Moleque, que acontece no sábado, 18 de novembro, quando todos os palhaços se reúnem – e o público também entra no clima com roupas coloridas e pinturas – e um grande cortejo segue contagiando as ladeiras da cidade histórica. Uma novidade é a programação simultânea, com espetáculos acontecendo em locais diferentes, ao mesmo tempo, para que todos possam desfrutar melhor das atrações.

O número 9 simboliza a crise seguida da superação. E a 9ª edição do festival não negou esta previsão. “Em um ano como este, o esforço para a realização do Encontro foi grande. Tivemos inclusive que adiar para novembro, na expectativa de conseguir mais apoio. A comunidade de Mariana ficou muito ansiosa, pois o evento normalmente ocorre em setembro. Todos os dias recebíamos ligações e mensagens e agora, com as datas confirmadas, estão todos animados. Vai ser um Encontro lindo”, comenta Xisto Siman, palhaço e um dos idealizadores do evento.

O Circovolante – 9° Encontro Internacional de Palhaços é realizado pelo Circovolante e Circo Para Todos, com patrocínio da Prefeitura de Mariana. Apoio cultural: Câmara de Vereadores e Secretaria de Cultura de Mariana. Parceiros: Neaspoc, Marianatur, Clube Osquindô e Uniclown.

SERVIÇOS:

Circovolante – 9° Encontro Internacional de Palhaços
Data: de 16 a 19 de novembro.
Local: eventos concentrados na Praça Gomes Freire, Praça da Sé e Rua Frei Durão (em frente à Casa de Cultura) – Mariana/ MG.
Todos os eventos são gratuitos.
Facebook.com/Circovolante

DESCENTRALIZAÇÃO

Com o objetivo de levar a arte circense a locais com pouco acesso à cultura, o Circovolante promove a Descentralização do Encontro de Palhaços. De 30 de outubro a 17 de novembro, a trupe percorre 14 escolas de distritos e bairros de Mariana e Ouro Preto com o espetáculo Guisado Circense, que leva um grupo convidado a cada apresentação.

SOBRE O CIRCOVOLANTE

No interior de Minas Gerais, em Passagem de Mariana, a arte circense se renova o tempo todo com o Circovolante, que há 17 anos leva palhaços, cômicos, bufões, músicos e brincantes em espetáculos para todo o Brasil. Fruto de uma parceria de 25 anos entre Xisto Siman e João Pinheiro, o grupo é uma combinação de labor circense com a divulgação dessa arte milenar.

Em sua sede, a Casa do Palhaço, o Circovolante recebe regularmente crianças e adolescentes, que aprendem sobre o processo de funcionamento e gestão do grupo e compreendem melhor o ofício da arte circense. Também são ministradas oficinas para público em geral e apresentação de espetáculos. O Circovolante possui também um acervo com livros de história do circo e mais de 300 filmes de comédias mudas do princípio do século passado, disponível em sua sede.

VOZES QUE CANTAM – ENCONTRO DE CORAIS DE MARIANA E OURO PRETO

Quem estiver na cidade para o Encontro de Palhaços terá uma oportunidade de apreciar também o Vozes que Cantam – XV Encontro de Corais de Ouro Preto e Mariana, que acontece de 17 a 19 de novembro. Promovido pelo Conservatório de Música Mestre Vicente Ângelo das Mercês, o evento tem o objetivo de incentivar e tornar mais reconhecida a atividade coral na região, além de criar oportunidades de integração entre os grupos, com troca de experiências, arranjos e intercâmbio cultural entre as cidades sedes dos participantes. As inscrições foram abertas a corais de todo o Brasil e os selecionados se apresentarão ao público, nas duas cidades.

Veja também

“Soltando os Bichos” estreia no Diversão em Cena ArcelorMittal

Espetáculo da Reticências Produções Artísticas apresenta em Belo Horizonte “Soltando os Bichos” é a novidade …

Para celebrar o dia das crianças, Anitta apresenta o “show das poderosinhas”

A festa acontece no dia 12 de outubro, no Km de Vantagens Hall BH Ingressos …

Com ingressos esgotados, Dilsinho grava seu primeiro DVD

Projeto contou com Ivete Sangalo, Luan Santana, Sorriso Maroto e mais Rio de Janeiro, 21 de …

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

X