Carneiro conquista produtores rurais do Norte de Minas

Vamos mudar o prato?

CarneiroCom uma produção rentável e a procura aumentando, os produtores estão satisfeitos com resultados e desejam que mais pessoas aceitem esse sabor da carne de carneiro no prato. O produtor rural sempre está atento as diferentes formas de produção e o que ele pode oferecer para os consumidores. Hoje, a criação de carneiros é uma oportunidade que está em desenvolvimento na região.

“Pensamos em mostrar para quem ainda não conhece que existe esta opção exitosa”, afirma Idalina Almeida, produtora e diretora Social da Sociedade Rural.

Ela explica que a criação de caprinos se torna viável pela economia:

“O que uma vaca come da para dez cabras e a carne está valorizada”. Ela também alerta sobre os primeiros passos: “É preciso adaptar no começo para receber esses animais. Gastar com uma grande estrutura no começo é atrasar a chegada dos resultados. O crescimento deve ser organizado. Nós vendemos o animal de qualidade, antes da estrutura”.

Para o Norte de Minas, o cruzamento de duas raças favorece no tamanho e porte dos animais. “O cruzamento tem um beneficio genético, a raça Santa Inês é grande, rústica que atende as demandas da região. A outra é a doppler, que tem mais carcaça, o pernil é maior”.

Os caprinos são adaptados a extremas condições climáticas e por isso não sofrem com adversidades climáticas. De acordo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, os animais estão classificados como de alimentação mista. Os caprinos possuem a capacidade de consumir tanto alimentos de maior valor nutritivo, como os concentrados e capins, que são ricos em fibras. Isso contribui, por se conciliarem as modificações na alimentação.

Em uma expansão na região, a produção de carneiro sempre cativou o público para experimentar receitas com a carne durante a Expomontes. Entre os petiscos encontrados estão o quibe e a paçoca. Hoje, essa oportunidade está presente ao longo do ano no Borregos aberto dentro do Parque de Exposições João Alencar Athayde. “Já estou próximo de completar um ano de aberto e está funcionando muito bem”. Entre os benefícios de consumir o carneio está a redução do colesterol ruim.

De acordo com Hortogantino Lopes, presidente da Accomontes, os produtores não estão abaixando a cabeça com as longas estiagens. “Dificuldades existem e algumas pessoas acabam tendo prejuízos, mas isso foi geral. Agora, quem deixou de criar está voltando e estão acompanhando o crescimento”.

Há três anos, o engenheiro agrônomo e produtor rural, Carlos Monteiro comprou uma propriedade e começou a sua criação de ovinos. “Um beneficio para esse meio é o animal ficar pronto para o abate em menos tempo. Em sete meses, já se pode preparar para o abate, diferente de quem cria gado que precisa esperar dois, três anos”, explica. “Hoje, estamos caminhando para difundir mais nesse mercado. Precisamos de mais frigoríficos, que é uma maneira de valorizar o preço da carne e o trabalho do criador”.

Outro criador de caprinos do Norte de Minas é o Luiz Geraldo Ribeiro. Com uma fazenda na região ele concorda que o ambiente favorece o desenvolvimento dos animais. “O clima é bom para os carneiros e a criação responde bem ao nosso trabalho. Eu sigo o que meu sogro fazia e estou satisfeito com a situação”.

Ele explica que começou de forma bem pequena, mas o número de carneiros na propriedade vem aumentando. “Antes existia um preconceito com a carne, mas as pessoas estão conhecendo e comprando. Com o tempo, eu espero que melhore e a procura aumente. Isso vai fazer bem a quem cria”.

Entusiasmada com os resultados, Idalina comenta que o momento é favorável e ainda pode melhorar: “O mercado está ficando aquecido. Estou comprando animais na região e com preços rentáveis para quem compra e vende”.

Ela também já informa quais os próximos passos para continuar esse crescimento:

“Um frigorífico de Montes Claros já está se adequando para abater os animais, isso vai facilitar na chegada da nossa produção até o consumidor”. Depois que este frigorífico entrar em atividade, o passo seguinte é chegar até o consumidor. “Nós queremos incentivar o consumo e que as donas de casa coloquem na mesa a carne de carneio ao menos uma vez na semana”.

E fazer essa troca e aumentar a variedade de carnes na dieta faz bem a saúde. É o que explica a nutricionista Gabrielle Alcântara e o que a Organização Mundial da Saúde orienta.

“Todos os tipos de carnes são fontes importantes de proteínas de valor biológico. Elas oferecem aminoácidos essenciais ao corpo, ferro e vitaminas. Quando se faz a variação do consumo de carnes garantimos um equilíbrio de nutrientes”.

CORDEIRO ENSOPADO

Ingredientes:
– 3 kg de carne de cordeiro;
– 3 cebolas;
– 6 dentes de alho;
– 3 colheres de sopa de tempero vermelho para carne;
– 1 maço de cebolinhas;
– 1 colher de chá de colorau;
– 1 folha de louro;
– 1 colher de chá de pimenta do reino;
– 2 limões;
– 1 colher de alecrim seco;
– 3 batatas;
– 2 cenouras;

Modo de fazer:
Com o cordeiro previamente cortado lave-o com água de limão. Em seguida, frite as cebolas, os dentes de alho. Coloque o colorau e a folha de louro. Misture os temperos a carne, deixe “marinar” e ponha para cozinhar por mais ou menos uma hora. Quando estiver cozido, acrescente as verduras previamente cozidas por cima. Para decorar, enfeite o prato com pimentão e cebolinha.

Veja também

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP “Rosas e Amor”

Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont. Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao …

Léo Santana apresenta o projeto “Léo & Elas” no Mineirão neste sábado

Novo audiovisual do GG vai contar com as participações especiais de Ivete Sangalo, Simone Mendes, …

30ª edição do evento ‘Craque da Bola Saudali Coca-Cola’ será em São Joaquim de Bicas

Crédito: RumpUp. Neste fim de semana, a cidade São Joaquim de Bicas vai receber o …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X