Foto: Roberto Palermo

BH recebe espetáculo “2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo”

CACÁ CARVALHO APRESENTA O ESPETÁCULO “2 X 2 = 5 O HOMEM DO SUBSOLO” DE 23 A 26 DE MARÇO, NO GALPÃO CINE HORTO

ATOR E DIRETOR TAMBÉM MINISTRA OFICINA GRATUITA A JOVENS ATORES PROJETO TEM PATROCÍNIO DA PETROBRAS

Foto: Roberto Palermo
Depois de temporadas de sucesso na Itália, no Rio de Janeiro e em São Paulo, Belo Horizonte recebe o espetáculo 2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo, protagonizado por Cacá Carvalho, de 23 a 26 de março, no Galpão Cine Horto. O ator e diretor também vai ministrar uma oficina gratuita para 25 atores, de 20 a 24 de março. O projeto tem patrocínio da Petrobras e ainda terá nova temporada em São Paulo, além de Vitória e Salvador.

Inspirado no romance “Memórias do Subsolo” publicado em 1.864 pelo escritor russo Fiódor Dostoiévski, o espetáculo é resultado de uma bem sucedida parceria de 30 anos do ator Cacá Carvalho com o “Teatro della Toscana” da Itália, o diretor Roberto Bacci, o dramaturgo Stefano Geraci, o cenógrafo e figurinista Márcio Medina e o iluminador Fábio Retti.

“2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo” é um mergulho profundo no universo subterrâneo de um homem que abandona o convívio social para enfrentar sua própria consciência. Questiona o auto respeito e a sinceridade humana, numa reflexão sobre as estranhezas de cada um, guiando o espectador em direção a uma descida escura na sua consciência. O homem em estágio terminal de miséria moral descrito pelo russo em sua obra adquire tamanha consciência de mundo que ri de si mesmo e da humanidade. Uma confissão do protagonista-narrador que golpeia, com a sua dissecante crueldade, as dores de um anti-herói e representa perfeitamente a crise do homem moderno, numa época de transição e de conflitos.

A peça confronta o público, o força a pensar. Ao exacerbar sua condição, doente do fígado, o personagem apresenta questionamentos de aparência, roupas, cortes de cabelo e traz a reflexão sobre o que realmente é preciso para se viver em paz e ser “veramente” feliz.

“Este trabalho em Belo Horizonte começa no encontro com o espaço, a materialidade do Grupo Galpão. Nossa aventura se inicia ao reencontrar o lugar onde tive uma experiência de aprendizado importantíssima, por mais de um ano trocando com o Galpão, por conta da peça ‘Partido’, baseada na obra de Ítalo Calvino, que eu dirigi em 1999. Conheci o cérebro, intestino a alma de uma história do teatro. Entrar nesse espaço novamente, com pessoas novas, outras experiências e trazendo esse tema que questiona o homem, tem um sabor muito especial. A experiência que tive lá ainda me alimenta muito”, conta Cacá Carvalho.

A OFICINA

A oficina “O Subsolo Produtivo do Ator” é destinada a atores e serão trabalhados os princípios da construção de uma ação física estruturada, base dos trabalhos desenvolvidos entre Cacá Carvalho e seu mestre Roberto Bacci. Serão disponibilizadas 25 vagas e as aulas serão de 20 a 24 de março, das 10 às 17h. Os interessados devem enviar o currículo e uma carta de intenção por e-mail (oficina2x2@gmail.com), até o dia 10 de março.

A oficina é uma oportunidade para jovens atores conhecerem mais verticalmente a forma com que o ator Cacá Carvalho enfrenta o ofício, assim o encontro será muito mais potente e poderá render frutos para a cidade, no que tange à reflexão sobre o fazer artístico e a performance do ator em cena.

“A experiência que tive no Galpão foi importantíssima. Voltar a esse espaço vai ser um momento raro e forte para quem fará a oficina. Espero que este encontro e o espetáculo sejam objetos de reflexão sobre o tema, o desacerto do homem com o contexto onde ele vive. A exposição sem pudor do corpo e da alma.”, revela o ator.

SERVIÇOS:

2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo

Datas/horários: 23/03, às 20h; 24/03, às 21h; 25/03, às 18h30 e 21h; 26/03, às 19h.
Local: Galpão Cine Horto (R. Pitangui, 3613 – Horto, Belo Horizonte – MG).
Valor: R$ 20,00 (inteira)/R$ 10,00 (meia entrada).
Colaboradores da Petrobras pagam meia entrada na compra de até dois ingressos.
Ingressos: na bilheteria do teatro e no Sympla.
Classificação: 14 anos

OFICINA:

O Subsolo Produtivo do Ator

Inscrições gratuitas: até 10/03 pelo e-mail oficina2x2@gmail.com.
Aulas: 20 a 24 de março, das 10 às 17h
Pré-requisitos: ser ator, enviar o currículo e carta de intenção.
Resultado: 15 de março, por e-mail aos selecionados.

FICHA TÉCNICA

Direção: Roberto Bacci
Dramaturgia: Stefano Geraci
Elenco: Cacá Carvalho
Tradução para o Português: Anna Mantovani
Cenário e Figurino: Márcio Medina
Criação de Luz: Fábio Retti
Música: Ares Tavolazzi
Fotos: Roberto Palermo
Assistente de direção: Silvia Tufano
Montagem e Operação Técnica: Fábio Retti
Arte gráfica: Maristela Forti
Criação: Teatro della Toscana, Teatro Era Csrt e Casa Laboratório para Artes do Teatro
Equipe de produção:
Assessoria de imprensa: Doizum Comunicações
Produção Local: Bandeira Branca
Marketing Cultural e produção: Mina Consultoria
Assistente de produção: Kelly Kurahayashi

Veja também

Cirque Amar: a magia do Circo trazendo tradição e diversão para BH

Espetáculo chega em solo mineiro para emocionar e surpreender o público em experiência única.   …

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X