Amanhã (29/06), a Academia Mineira de Letras recebe o escritor Edmilson Caminha

ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS RECEBE O ESCRITOR EDMILSON CAMINHA PARA PALESTRA “O MERGULHO DE PEDRO NAVA NA CONDIÇÃO HUMANA”

DIA 29 DE JUNHO, ÀS 20H, PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE

A Academia Mineira de Letras recebe o jornalista e escritor Edmilson Caminha, no dia 29 de junho, a partir das 19h30, para a conferência “O mergulho de Pedro Nava na condição humana”, em homenagem ao memorialista mineiro. O evento faz parte do programa Universidade Livre, realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

Pedro da Silva Nava foi médico, escritor, poeta e memorialista. Mineiro de Juiz de Fora, nasceu em 1903 e faleceu em 1984. Filho do médico cearense José Pedro da Silva Nava e da mineira Diva Mariana Jaguaribe Nava.

Em 1921, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e dedicou muitos anos de sua vida exclusivamente à profissão de médico. Foi membro da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, livre-docente na Universidade do Brasil, diretor do Hospital Carlos Chagas, membro do Instituto Brasileiro de História da Medicina.

Na década de 20, começou a fazer seus primeiros poemas, mostrando seu talento literário. Fez parte do “Grupo do Estrela”, que era formado por grandes nomes como Carlos Drummond de Andrade, Milton Campos, Cyro dos Anjos, entre outros que introduziram o Modernismo em Minas Gerais. Era primo de Raquel de Queiroz e conheceu Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Tarsila do Amaral.

Em 1972, já com 70 anos, publicou seu primeiro livro de memórias, “Baú de ossos”. Na sequência, escreveu ainda “Balão Cativo”, Chão de Ferro”, “Beira Mar”, “Galo das Trevas”, “O Círio Perfeito” e “Cera das Almas”, este último deixou inacabado devido a sua inesperada morte em 13 de maio de 1984.

Sobre o palestrante:

Escritor, jornalista, professor de literatura brasileira e de língua portuguesa, Edmilson Caminha nasceu em Fortaleza, Ceará. Dirigiu, em Teresina, a Rádio Educativa e o Departamento de Jornalismo da TV Educativa do Estado do Piauí. É consultor legislativo (aposentado), por concurso público de provas e títulos, da Câmara dos Deputados, em Brasília – DF, de cujo Conselho Editorial foi presidente.

Tem artigos, ensaios e entrevistas publicados em revistas e jornais como na “Revista da Academia Mineira de Letras” (Belo Horizonte); revista “Clã”, “Revista da Academia Cearense de Letras”, jornais “O Povo” e “Diário do Nordeste” (Fortaleza), entre outros; e algumas de suas obras são: “Inventário de crônicas” (1997); “Drummond, a lição do poeta” (2002; 2. ed. 2006); “Pedro Nava: em busca do tempo vivido” (2003); “Rachel de Queiroz, a senhora do Não Me Deixes” (2010); e “O professor, Beethoven e o ladrão” (2016).

É membro da Academia Brasiliense de Letras, da Academia de Letras do Brasil, sócio correspondente da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense da Língua Portuguesa, sócio da Associação Nacional de Escritores (ANE), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação dos Bibliófilos do Brasil e do Observatório da Língua Portuguesa, em Lisboa, Portugal.

SERVIÇO:

Palestra “O mergulho de Pedro Nava na condição humana”, com Edmilson Caminha

Data: 29 de junho

Horário: 19h30.

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Veja também

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deu match entre o sertanejo e o funk: parceria de Luan Santana e Kevin O Chris chega às plataformas nesta quinta-feira

Anúncio do dueto foi revelado pelo funkeiro no palco do Lollapalooza Pega a visão. Ou …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X