Amanhã (28/06), a Academia Mineira de Letras recebe o acadêmico Edmar Bacha

ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS RECEBE O ACADÊMICO EDMAR BACHA PARA PALESTRA “HENRIQUETA, ALAÍDE, JOSÉ CARLOS E LOURENÇO: UM ROTEIRO AFETIVO” DIA 28 DE JUNHO, ÀS 20H, PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE

A Academia Mineira de Letras recebe o economista e acadêmico Edmar Lisboa Bacha, no dia 28 de junho, a partir das 20h, para a palestra “Henriqueta, Alaíde, José Carlos e Lourenço: um roteiro afetivo”. O evento faz parte do programa Universidade Livre, realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

Baseada em seu texto “Os Lisboa: Fragmentos de Memória”, Edmar Bacha aborda a história de sua família materna, a começar pelos seus seus avós Sinhá Lisboa e João Lisboa, que foi deputado estadual em Minas Gerais e deputado federal, falecido em 1947 como presidente do Conselho Administrativo de Minas Gerais, e seus nove filhos.

Três dos filhos dos Lisboa, tios de Edmar, foram respeitáveis membros da Academia Mineira de Letras, os quais o autor foca sua palestra e discorre sobre a importância dessas personalidades ao longo de sua vida e na sua eleição para a Academia Brasileira de Letras. São eles: a poeta Henriqueta Lisboa, que foi a primeira escritora eleita integrante da AML; o espanista José Carlos Lisboa; a pedagoga Alaíde Lisboa de Oliveira, autora dos clássicos infantis “Bonequinha Preta” e “Bonequinho doce”; e o latinista José Lourenço de Oliveira, um dos fundadores da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), da UFMG.

Sobre o palestrante:

Edmar Lisboa Bacha nasceu em Lambari, Minas Gerais, de uma família de escritores, políticos e comerciantes. É economista, fundador e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças, um centro de pesquisas e debates no Rio de Janeiro. Concluiu a Faculdade de Ciências Econômicas na Universidade Federal de Minas Gerais e, em seguida, obteve o Ph.D. em Economia na Universidade de Yale, EUA. Foi professor de economia em diversas universidades no Brasil e no exterior. No setor público, foi pesquisador no IPEA, presidente do IBGE e presidente do BNDES. Integrou a equipe econômica responsável pelo Plano Real. No setor privado, foi consultor sênior do Banco Itaú BBA e presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

É autor de inúmeros livros e artigos em revistas acadêmicas brasileiras e internacionais. Seu último livro autoral é “Belíndia 2.0: Fábulas e Ensaios sobre o País dos Contrastes (Civilização Brasileira, 2012), que ganhou o Prêmio Jabuti de 2013. Recentemente, organizou um novo livro com o título: “A Crise Fiscal e Monetária Brasileira”, também publicado pela Civilização Brasileira e já em 2a. edição.

SERVIÇO:

Palestra “Henriqueta, Alaíde, José Carlos e Lourenço: um roteiro afetivo”, com Edmar Bacha

Data: 28 de junho

Horário: 20h.

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Veja também

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP “Rosas e Amor”

Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont. Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao …

Léo Santana apresenta o projeto “Léo & Elas” no Mineirão neste sábado

Novo audiovisual do GG vai contar com as participações especiais de Ivete Sangalo, Simone Mendes, …

30ª edição do evento ‘Craque da Bola Saudali Coca-Cola’ será em São Joaquim de Bicas

Crédito: RumpUp. Neste fim de semana, a cidade São Joaquim de Bicas vai receber o …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X