Academia Mineira de Letras realiza palestra “Vinte anos sem o acadêmico João Etienne Arreguy Filho”

ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS REALIZA PALESTRA “VINTE ANOS SEM O ACADÊMICO JOÃO ETIENNE ARREGUY FILHO”, COM A JORNALISTA CLARA ARREGUY

DIA 22 DE JUNHO, ÀS 17H, PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE

A Academia Mineira de Letras promove na quinta-feira (22), às 17h, a palestra “Vinte anos sem o acadêmico João Etienne Arreguy Filho”, com a jornalista Clara Arreguy. O evento faz parte do programa Universidade Livre, realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.

João Etienne Arreguy Filho nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1918 e faleceu em Belo Horizonte em 1997. Foi jornalista, professor, poeta e teatrólogo. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Ferais e iniciou sua carreira jornalística em 1935 em O Diário, o qual representou fase importante na história da Imprensa no Brasil.

Se elegeu na Academia Mineira de Letras em agosto de 1959, primeiro sucessor da cadeira nº 10. Como professor, lecionou matérias de História Geral, História do Brasil e Português em Belo Horizonte e também no Rio de Janeiro.

Foi tradutor, publicou crônicas e estudos em diversos jornais e revistas, especialmente em O Diário, de Belo Horizonte e na revista A Ordem, do Rio. Além disso, foi autor de livros de poesia como “Dia e Noite” (1947) e “As desesperanças” (1957). Em 1984, recebeu a “Medalha Santos Dumont”, de ouro, reconhecida pelo Governo do Estado.

Sobre a conferencista:

Maria Clara Arreguy Maia é mineira de Belo Horizonte, nascida em 1959. É jornalista e escritora. Atuou como repórter do jornal Estado de Minas nas editorias de Agropecuária e Cultura, fez matérias como freelancer para vários veículos de comunicação e também trabalhou em assessorias de imprensa.

Em 2004, mudou-se para Brasília, a convite do Correio Braziliense, para assumir o cargo de editora de Cultura. Em 2005, publicou seu primeiro romance “Segunda Divisão”, e o livro “Fafich”, que resgata a memória da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Em  2006, participou, ao lado de escritores de peso nacional, da coletânea “Todas as gerações – O conto brasiliense contemporâneo” da LGE Editora, organizada por Ronaldo Cagiano.  Em 2010 iniciou um volume de crônicas “Catraca inoperante” e um romance “Rádio Beatles”, publicados em 2011. Hoje trabalha como editora e revisora.

SERVIÇO:

Palestra “Vinte anos sem o acadêmico João Etienne Arreguy Filho”, com a jornalista Clara Arreguy

Data: 22 de junho
Horário: 17h
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).
Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Veja também

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP “Rosas e Amor”

Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont. Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao …

Léo Santana apresenta o projeto “Léo & Elas” no Mineirão neste sábado

Novo audiovisual do GG vai contar com as participações especiais de Ivete Sangalo, Simone Mendes, …

30ª edição do evento ‘Craque da Bola Saudali Coca-Cola’ será em São Joaquim de Bicas

Crédito: RumpUp. Neste fim de semana, a cidade São Joaquim de Bicas vai receber o …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X