Academia Mineira de Letras realiza a palestra “Literatura Epistolar” com Márcia Maria Cruz

COM MÁRCIA MARIA CRUZ

DIA 24 DE OUTUBRO, ÀS 19H30, PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE LIVRE

No dia 24 de outubro, às 19h30, a Academia Mineira de Letras promove a palestra “Literatura Epistolar”, com a jornalista Márcia Maria Cruz. O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores e copatrocínio CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

A palestra tem como objetivo falar sobre o gênero epistolar na literatura e conta com a participação especial de Andreza Coutinho, criadora da exposição “É só uma carta de amor”. As cartas literárias se mostram como manancial. “Por meio delas, podemos nos aproximar dos autores e autoras, descobrir um pouco sobre o universo de cada um deles. Trata-se de uma palestra afetiva com a apresentação de algumas cartas”, conta Márcia Cruz.

A palestrante também apresenta projeto literário, que nasceu a partir de matéria jornalística publicada no caderno de Cultura do Estado de Minas em resposta ao heterônimo de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos. No formato de carta, a reportagem questionava o célebre poema que diz que todas as cartas de amor são ridículas.  

Sobre a conferencista:

Márcia Maria Cruz é repórter do jornal Estado de Minas, desde 2007. Trabalhou nos principais jornais de Minas (O Tempo e Hoje em Dia) e colaborou para revistas semanais, como Carta Capital. Ganhadora dos prêmios Délio Rocha de Interesse Público, Prêmio de Jornalismo Promotor de Justiça Chico Lins do Rego, Prêmio SBIm de Jornalismo em Saúde Infantil e reconhecimento da ONG Image and Voices of Hope (IVH).

É doutoranda pelo Programa de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Lecionou nos cursos de comunicação das Faculdades Promove e PUC Minas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social pela mesma universidade. Realizou intercâmbio no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde ampliou seus estudos sobre internet e política. Foi presidente da ONG Oficina de Imagens de 2008 a 2012. É autora do livro “Morro do Papagaio”, da coleção BH. A cidade de cada um.

SERVIÇO:

Palestra “Literatura Epistolar”, com Márcia Maria Cruz

Data: 24 de outubro
Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Veja também

Maior Forró de Minas Começa Nesta Quinta-Feira

Com visitantes de várias cidades de Minas, inclusive da Capital, e também de outros estados …

Simple Plan encerra turnê no Brasil em Uberlândia

A estrutura para o show da banda Simple Plan já começou a ser montada em …

Alcione sobe ao palco do KM de Vantagens Hall com sua nova turnê “eu sou a marrom”

O show que chega pela primeira vez a BH acontece dia 23 de junho Créditos: …

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

X