Foto: Marta Alencar

A Academia Mineira de Letras apresenta sua programação associada ao Museomix

ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS TEM PROGRAMAÇÃO ASSOCIADA AO MUSEOMIX, EM PARCERIA COM O PROJETO “VAI MUNDO”

DE 02 A 05 DE OUTUBRO AML APRESENTA EXPOSIÇÃO, PALESTRAS, E WORKSHOPS VOLTADOS PARA A DIVERSIDADE E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

Foto: Marta Alencar
O Circuito Liberdade recebe, entre os dias 15 de setembro e 29 de novembro, uma extensa programação voltada para cultura, tecnologia e inovação associada ao Museomix. São mais de cem atividades dentre palestras, oficinas, workshops, campeonatos de games e mostras que promovem e incentivam a criatividade e a inovação por meio de tecnologias e metodologias contemporâneas.

Na Academia Mineira de Letras, a programação será realizada em parceria com o Projeto Vai Mundo, de 2 a 5 de outubro. Baseado nesta expressão – Vai Mundo – utilizada para celebrar as notícias e ações voltadas para a promoção da diversidade e o respeito às diferenças, o projeto reúne atividades feitas por, com e para pessoas com deficiência.

Seu objetivo é incluir, conectar e aprender trabalhando em ações e implementando uma programação cultural que contribua para a valorização da diversidade, e do respeito ao direito das pessoas com deficiência, de modo que elas possam usufruir totalmente dos equipamentos culturais da cidade.

A PROGRAMAÇÃO DA AML

Exposição Retratos Inclusivos, por Kica de Castro (2 a 5/10)

Entre 2 e 5 de outubro, a AML recebe a exposição da fotógrafa e publicitária Kica de Castro, Retratos Inclusivos, que mostra a beleza de mulheres com diferentes histórias e vivências.

Kica de Castro tem uma coluna na Revista Digital Tendência Inclusiva. No final de junho, o veículo abriu inscrições para o Estado de Minas Gerais a fim de selecionar mulheres com características comuns na sociedade, mas, por algum motivo, se tornaram invisíveis e não são aceitas no universo da moda.

Mulheres com deficiência, plus size e da terceira idade se inscreveram e participaram desse ensaio fotográfico que procura valorizar a diversidade feminina e quebrar paradigmas mostrando para a sociedade que pessoas podem ser belas mesmo não seguindo um padrão.

Workshop para Jornalistas (5/10)

A palestra tem o objetivo de resignificar o conceito de deficiência e inclusão junto aos jornalistas, para que a cobertura do evento possa contribuir para no respeito e valorização das diferenças.  Contará com  a participação das jornalistas Mariana Silva, repórter e produtora da TV Rede Minas, Sônia Pessoa, professora na Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora em Estudos Linguísticos (Fale/Poslin) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Andreza Brito, produtora e repórter do Quadro Acessibilidade do Jornal Minas, e Mariana Rosa, autora do blog e do livro “Diário da mãe Alice”, embaixadora mineira da ONG Prematuridade e articuladora de grupos de apoio a mães e familiares de crianças com necessidades especiais de saúde.

Palestra: A história da deficiência e desafios da acessibilidade no mundo (5/10)

Palestra de abertura do projeto “Vai Mundo”, que trata do contexto histórico da deficiência e dos desafios relacionados ao tema nos dias de hoje. O evento terá como palestrantes referências nos temas educação inclusiva e acessibilidade: Mariana Rosa, jornalista e autora do blog e do livro “Diário da mãe Alice”, Laura Martins, cadeirante e autora do Cadeira Voadora, Michele Malab, escritora e colunista da

Revista Tendência Inclusiva, e Marcos Fontoura, doutor em Ciências Sociais pela PUC Minas, analista de transportes e trânsito da Diretoria de Planejamento da BHTrans, onde coordena o projeto “Acessibilidade para Todos”.

Lançamento dos Livros: “Diário da Mãe de Alice” (Mariana Rosa) e “Na Montanha Russa. Vivendo a Maternidade no Autismo” (Michele Malab) – (5/10)

Sobre “Diário da Mãe de Alice”:

O livro convida as pessoas a olharem o mundo de modo único. Nascida com 29 semanas, 900 gramas e 31 cm, desde os primeiros dias de vida Alice inaugurou significados e reorganizou prioridades. Essas descobertas são relatadas por sua mãe em um diário de histórias capazes de mobilizar o que temos de melhor. Os relatos são sobre a Alice, mas falam muito ao leitor e incentivam reflexões sobre os desafios da vida de modo a distinguir as mais diversas experiências e pessoas.

Sobre “Na Montanha Russa. Vivendo a Maternidade no Autismo”:

Após ter seu primeiro filho Pedro, diagnosticado com Síndrome de Asperger (Autismo), Michele se deparou com um novo universo em sua vida. Com muitos erros e acertos, adquiriu um conhecimento amplo vivenciado pelas inúmeras tentativas acertadas e outras frustradas no único propósito de estimular o desenvolvimento do filho e inseri-lo a sociedade na qual vivemos. O livro recebe o nome da expressão ouvida por muitas pessoas que vivenciam o autismo, demonstrando que nesta síndrome nada é linear e que, muitas vezes, vai e vem com altos e baixos sempre exigindo a necessidade de recomeços e mudanças de trajeto.

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA-FEIRA (2/10) A QUINTA-FEIRA (5/10)

Exposição Retratos Inclusivos (Kica de Castro)
Mulheres diversas, com suas histórias, mostrando o quanto vivências e diferenças podem ser belas.
Local: Academia Mineira de Letras
Horário: 14h às 19h30
Realização: Projeto Vai Mundo

QUINTA-FEIRA (5/10) 

Workshop para Jornalistas

Palestra para ressignificar o conceito de deficiência e inclusão junto aos jornalistas.
Horário: 17h às 18h30
Local: Academia Mineira de Letras
Realização: Projeto Vai Mundo

Palestra: A história da deficiência e desafios da acessibilidade no mundo
A Palestra tratará do contexto histórico da deficiência e dos desafios relacionados ao tema nos dias de hoje.
Horário: 19h às 20h30
Local: Academia Mineira de Letras
Realização: Projeto Vai Mundo

Lançamento dos Livros: “Diário da Mãe de Alice” (Mariana Rosa) e “Na Montanha Russa. Vivendo a Maternidade no Autismo” (Michele Malab).
Horário: 20h30
Local: Academia Mineira de Letras
Realização: Projeto Vai Mundo

SOBRE AS PALESTRANTES

Kica de Castro é publicitária e fotógrafa. Possui uma Agência de Modelos para profissionais com alguma deficiência desde 2007. Anos de trabalho provando que beleza e deficiência não são palavras opostas e os resultados podem ser vistos em editoriais, exposições e passarelas. Colunista colaboradora das Revistas Reação e Tendência Inclusiva. Diretora do Viver Eficiente.

Mariana Rosa é jornalista, autora do blog e do livro “Diário da mãe Alice”, no qual registra suas descobertas, experiências e sentimentos como mãe de uma criança com deficiência. É também embaixadora mineira da ONG Prematuridade e articuladora de grupos de apoio a mães e familiares de crianças com necessidades especiais de saúde.

Andreza Brito é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalhou como coordenadora de produção na TVUFMG e atuou na produção de jornais e revistas na agência BH Press Comunicação. Atualmente, é produtora e repórter do Quadro Acessibilidade do Jornal Minas, voltado a temáticas relacionadas às pessoas com deficiência.   

Laura Martins é cadeirante e autora do Cadeira Voadora, um blog de viagens voltado para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, lançado em 2011. Tem ampla experiência na área da inclusão e do empoderamento desse segmento, tendo sido uma das fundadoras do Centro de Vida Independente de Belo Horizonte e membro do coletivo BH Acessível. 

Michele Malab foi diagnosticada com Síndrome de Asperger aos 34 anos e é mãe de um adolescente também no espectro do autismo. É escritora e colunista da Revista Tendência Inclusiva. Ministra palestras e promove seminários sobre o tema, compartilhando sua vasta experiência. Atua também na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e por uma  inclusão escolar mais humanizada.

Marcos Fontoura é Engenheiro Civil e urbanista pela UFMG, mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, doutor em Ciências Sociais pela PUC Minas, analista de transportes e trânsito da Diretoria de Planejamento da BHTrans, onde coordena o projeto “Acessibilidade para Todos”.

Mariana Silva é Jornalista pelo Centro Universitário Newton Paiva e pós-graduada em Direção Criativa de Moda pelo Centro Universitário Una. Formada há cinco anos, atuou em radio, comunicação empresarial e, atualmente, é repórter e produtora da TV Rede Minas, onde trabalha com cultura, moda e temáticas relacionadas às pessoas com deficiência. Possui deficiências congênitas que lhe garantem novas formas de ver o mundo e novas abordagens comunicacionais.

Sônia Pessoa é jornalista, professora na Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora em Estudos Linguísticos (Fale/Poslin) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio em Paris 12 (Paris Est-Créteil), Paris/França (12/2013 a 06/2014). Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Mestre em Estudos Linguísticos. Palestrante sobre Diversidade e Inclusão, Idealizadora do Blog www.tudobemserdiferente.com (Diversidade e Inclusão). Pesquisa o discurso da diversidade nas redes sociais digitais. www.soniapessoa.com.br

SOBRE O MUSEOMIX

O Museomix é uma maratona criativa internacional que acontecerá, pela primeira vez na América do Sul, em Belo Horizonte, nos dia 10, 11 e 12 de novembro no prédio Rainha da Sucata. Com origem na França, em 2011, e passagem em outros oito países, a maratona é realizada por uma comunidade de diferentes perfis como designers, artesãos, programadores, mediadores, comunicadores e artistas que dividem o objetivo de construir um museu aberto, através de grandes ideias, trabalho colaborativo e uso de ferramentas tecnológicas. 

Na capital mineira, o Museomix será realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), por meio do Circuito Liberdade, e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). O projeto conta também com a parceria da Embaixada da França no Brasil, do BDMG Cultural, do Centro Universitário Newton Paiva e das faculdades UNA e  UniBH, além de empresas e entidades.

Veja também

30ª edição do evento ‘Craque da Bola Saudali Coca-Cola’ será em São Joaquim de Bicas

Crédito: RumpUp. Neste fim de semana, a cidade São Joaquim de Bicas vai receber o …

Corrida do América acontece em frente ao Boulevard Shopping no dia 17 de março

Corrida do América 2023 – Divulgação. Evento promove corrida para adultos e crianças, caminhada e …

Quais são os benefícios do planejamento tributário?

Não estar atualizado com as constantes mudanças na legislação pode resultar em falhas de compliance …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X