Abertura nesta quarta (22) de “Arte e Política no Acervo do MAP”

EXPOSIÇÃO “ARTE E POLÍTICA NO ACERVO DO MAP” TRAZ À TONA DISCUSSÕES SOBRE POLÍTICA E ARTE, NO SESC PALLADIUM A PARTIR DE 22 DE JUNHO

ESTÃO NA PROGRAMAÇÃO UMA MOSTRA COM RECORTE DO ACERVO DO MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA, INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS, SEMINÁRIO E ENCONTRO COM GRANDES NOMES DAS ARTES, ALÉM DE LANÇAMENTO DE CATÁLOGO

MAPComo o conceito de micropolítica se articula com a prática artística experimental ao longo dos anos? Esta e outras perguntas são a base da mostra “Arte e Política no Acervo do MAP”, em cartaz no Sesc Palladium a partir de 22 de junho. Apresentada pela Fundação Municipal de Cultura por meio do Museu de Arte da Pampulha, a coletiva pretende investigar e discutir a relação entre política e arte. Além da exposição, acontecem também intervenções artísticas, um seminário com duas mesas redondas sobre os temas, além do lançamento de um catálogo juntamente com uma “Conversa com Artistas”.

Aberta ao público até 31 de julho, a mostra conta com 24 obras, todas do acervo do MAP, sob a curadoria de Marilia Andrés Ribeiro, historiadora da arte e pesquisadora da UFMG. A seleção foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica sobre o MAP (Inventário, Salões Entre Salões, Projetos de Arte Contemporânea e Bolsa Pampulha) e complementada com uma análise de arquivo sobre os autores e as obras.

“Organizamos as peças por afinidades de expressões artísticas e iconográficas, buscando estabelecer um diálogo entre elas em torno dos conceitos de micropolítica e micropoética, focalizando as poéticas visuais que se referem às questões políticas e circulam no universo molecular da vida cotidiana, das relações interpessoais, comportamentais e institucionais”, observa a curadora.

Fazem parte da exposição obras dos artistas Jarbas Juarez, José Alberto Nemer, Madu, Teresinha Soares, Maria Helena Andrés, Mariza Trancoso, Júlio Espíndola, Julio Fortes, Marilia Rodrigues, João Câmara Filho, Marcos Coelho Benjamim, Iazid Thame, Rosângela Rennó, Hugo Denizart, Manfredo Souzaneto, Paulo Bruscky, Paulo Nazareth, Sebastião Nunes, Frederico Morais, Beatriz Dantas, Paulo Emilio Lemos, Maria do Carmo Arantes e Miguel Gontijo.

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

Além das 24 obras, foram convidados outros dois artistas contemporâneos, provenientes do Edital Bolsa Pampulha, programa de residência artística do Museu. Ao longo do período da exposição, eles realizam intervenções no espaço do Sesc Palladium, dentro dos projetos Parede e Café.

SEMINÁRIOS

Como parte da programação, acontece no dia 5 de julho o seminário “Desafios das Instituições Culturais e dos Museus no Brasil”, no Teatro de bolso do Sesc, com duas mesas redondas. O objetivo é discutir algumas questões de arte e política a partir da reflexão sobre o acervo do Museu de Arte da Pampulha.

“A exposição itinerante das obras desse acervo no espaço do Sesc Palladium torna-se catalizadora para pensarmos questões referentes à pesquisa, à curadoria e à gestão dos acervos museológicos”, conta Marília. Estão na pauta discussões como a especificidade do MAP em diálogo com outros museus e centros culturais brasileiros, visando compreender a formação, a atuação e a situação atual dessas instituições no contexto urbano, político e social do Brasil.

A primeira mesa redonda, das 10h às 12h30, traz o tema “Comunicação e Curadoria nas Instituições Culturais”, com mediação de Luciana Feres, arquiteta e diretora do Conjunto Moderno da Pampulha. Os convidados são Frederico Morais, crítico de arte, curador, ex-coordenador do MAM/RJ; e Renata Marquez, arquiteta, professora da UFMG, ex-curadora do MAP.

Já a segunda mesa, também no dia 5 de julho, das 14h30 às 17h, terá mediação da curadora da exposição, Marilia Andrés Ribeiro, e como tema a “Pesquisa e curadoria em instituições culturais”. Os convidados são Agnaldo Farias, arquiteto, curador, professor da USP, ex-curador da 29ª Bienal de São Paulo, conselheiro do Instituto Tomie Ohtake; e Marconi Drummond, artista visual, designer e ex-curador do MAP.
LANÇAMENTO DE CATÁLOGO E “CONVERSA COM ARTISTAS”

Para finalizar o período da mostra, no dia 30 de julho acontece o lançamento de um livro-catálogo com um texto curatorial englobando questões referentes ao contexto histórico, aos artistas e às obras da exposição. Também como conteúdo, entram dois textos de autores que participam do seminário. O livro apresentará imagens das obras, do projeto expográfico, da montagem e do espaço expositivo no Sesc Palladium.

No mesmo dia, das 11h às 13h, no mezanino do Sesc, acontece um encontro de com os artistas Teresinha Soares e Marco Paulo Rolla. O objetivo é um bate-papo sobre questões referentes à performance, tomando como eixo a proposta da exposição. Teresinha Soares foi a precursora da performance em Belo Horizonte e Marco Paulo Rolla é um incentivador dessa arte na capital mineira e atual diretor do Centro de Experimentação e Informação da Arte (CEIA).

SERVIÇOS:

Exposição – Arte e Política no Acervo do MAP

Local: Galeria GTO e Mezanino do Sesc Palladium
Data: 22 de junho a 31 de julho de 2016, de terça a domingo, das 9h às 21h.
Entrada gratuita.
Informações sobre o evento (público): (31) 3270-8100

EQUIPE:

Chefe de Departamento do MAP: Ana Carolina Andreazzi
Analista de Artes e Cultura do Sesc: Maria Grabriela de Carvalho Ribeiro
Curadoria: Marilia Andrés Ribeiro
Assistentes de curadoria: Ana Luiza Neves e Augusto Fonseca
Expografia: Cristiano Cesarino Rodrigues
Museologia: André Leandro Silva
Conservação: Luciana Bonadio
Produção: Paola Cunha
Educativo: Fernanda Maziero

Veja também

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deu match entre o sertanejo e o funk: parceria de Luan Santana e Kevin O Chris chega às plataformas nesta quinta-feira

Anúncio do dueto foi revelado pelo funkeiro no palco do Lollapalooza Pega a visão. Ou …

Cau Saad leva à 20ª edição da feira e congresso fitness ENAF BH curso sobre treinamento funcional e comunicação nas redes sociais

A personal trainer paulistana Cau Saad será uma das atrações da 20ª edição da ENAF …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X