A força do agronegócio norte-mineiro

AgronegócioSuperar as adversidades do clima é uma das primeiras fases na busca do sucesso no agronegócio. A Expomontes serve como espaço para difundir os resultados de superação na região Norte de Minas Gerais. Montes Claros é a cidade-sede desse evento que traz o olhar de todos para o campo e seu significado para nosso estado e país.

De acordo com dados do Censo Demográfico, a população rural do estado é de 3,2 milhões de habitantes. E a economia no campo vem apresentando bons frutos em comparação com outros setores da economia. Segundo o relatório Anualpec, da FNP Consultoria, as terras destinadas ao agronegócio brasileiro valorizaram cerca de 10% em 2014.

O agronegócio movimenta no Brasil cerca de R$ 1.174,52 bilhões. Os dados da economia em geral seguem pessimistas para este ano, mas o agronegócio surpreende seguindo um caminho de avanço. Segundo dados da Faemg, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, o agronegócio mineiro emprega 20% da população economicamente ativa. Esse setor da economia gerou um valor recorde para o PIB, Produto Interno Bruto, que marcou R$ 159,265 bilhões. Um crescimento de 6,22% no acumulado do ano. A maior parte desse valor é referente a agropecuária que corresponde a 38,7%. A distribuição com 30,9% vem em seguida. Depois está a agroindústria que contabiliza 24,6%. Na última fatia desse bolo está a comercialização de insumos com 5,8%.

Para o presidente da Sociedade Rural Osmani Barbosa Neto, mesmo com adversidades, o agronegócio tem se mostrado como um setor de progresso contínuo.

“Temos que enfrentar problemas como a estiagem, que nós últimos anos trouxe efeitos prolongados, mas o foco não pode ser perdido e isso tem sido demonstrado pelos produtores da nossa região. O agronegócio independente do tamanho caminha para buscar bons resultados. O nosso foco está na competitividade e na utilização de novas tecnologias para convivermos com a seca”, afirma.

Esses resultados são reflexos do empenho destinado à agricultura e pecuária no Estado. Segundo dados da Secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 18 milhões de hectares são destinados a alimentação de animais em Minas Gerais. A grande parte dos territórios é de médias propriedades, que correspondem a 32,2% do total. “A grande área da economia brasileira é a agricultura e pecuária. Acordos são feitos para levar produtos nacionais para outros países e aqui dentro é gerado emprego e renda para muitas pessoas”, conta Osmani.

Segundo a professora e mestre em Agronegócio Natália Ferreira, esse setor demonstra proveitoso e busca pela qualidade. “O Brasil é um país que possui sistemas agroindustriais eficientes e que é a mola propulsora da economia, com a geração de emprego e renda”, afirma. De acordo com ela, a busca por alimentos naturais e de qualidade tem beneficiado o grupo de agricultores familiares que são responsáveis por 33% da produção agropecuária do país. “Minas Gerais possui 1,3 milhões de agricultores familiares, deste total, aproximadamente 250 mil estão no Norte de Minas e são responsáveis pela geração de 82% do total de empregos”, afirma.

Durante a 41ª Exposição Agropecuária de Montes Claros, o empenho dos produtores rurais da região será destacado. Assim como é realizado desde o ano de 1957, um encontro das novidades da área será realizado no Parque de Exposições João Alencar Athayde. A programação inclui a mostra de produtos e serviços focados no agronegócio e em outros setores econômicos. Além de leilões, palestras e julgamento de animais. Ainda são promovidas provas ligadas ao meio rural, como Team Penning e Torneio Leiteiro.

Veja também

Restart faz show de despedida em BH

Apresentação da turnê “Pra Você Lembrar” na capital mineira acontece no dia 06 de abril, …

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deu match entre o sertanejo e o funk: parceria de Luan Santana e Kevin O Chris chega às plataformas nesta quinta-feira

Anúncio do dueto foi revelado pelo funkeiro no palco do Lollapalooza Pega a visão. Ou …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X