41ª Expomontes: Anunciados vencedores do Torneio leiteiro

Torneio LeiteiroOs vencedores da quinta edição do Torneio Leiteiro da 41ª Expomontes, realizado pela Associação de Criadores de Gado de Leite (ACGL) e pela Diretoria de Pecuária Leiteira da Sociedade Rural, foram anunciados, neste sábado (11).

“Estamos caminho. Começamos timidamente, e em 2015, aumentamos o número de participantes. Eles vieram de varias cidades do Norte de Minas. Alguns, pela primeira vez. O torneio visa difundir a cadeia leiteira da região, além de potencializar os animais, possibilitando também e troca de experiência entre produtores”, descreve Otaviano Pires, Diretor da Rural e Presidente da ACGL.

Ao todos foram 15 animais de cinco produtores rurais, divididos em sete categorias. 21 acadêmicos do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG colaboraram com os trabalhos, liderados pelos professores doutores Marco Henrique Mourthé e Anna Christina de Almeida. Foram três ordenhas diárias realizadas em três dias consecutivos. Segundo Marco Henrique, o que se deve considerar é a qualidade dos animais inscritos. O torneio teve o patrocínio da Consultoria Aveia, Rota Rural, Rações Futura e Supra, ABS Tecplan e Sila Norte.

O Engenheiro Mecânico e produtor rural, Alessandro Soares Figueiredo, participou pela primeira vez do torneio. De Francisco Sá, ele trouxe animais campões. Ao todo, três vacas dele foram vencedoras.

“Estou aqui pela primeira e muito satisfeito. Aqui está o clã da cadeia leiteira e meus animais foram consagrados vencedores. A Exposição é uma oportunidade de apresentarmos a nossa genética de ponta que temos na região, testar os animais e interagir com diversos pecuaristas.

Premiação

Holandês jovem

Ana Julia – Otaviano Pires Junior – 29,47 kg/dia

Holandês adulto

Batuta – Otaviano Pires Junior – 46,57 kg/dia

Girolando Jovem

1º Lugar – Catuaba – Alessandro Figueiredo – 38,91 kg/dia

2º Lugar – Olinda – Fabio Rebello – 22,26 kg/dia

3ڎ lugar – Revista – Espírito Santo Pecuária – 21,92 kg /dia

Girolando Adulto

Cachoeira – Alessandro Figueiredo – 36,82 kg /Dia

Sindi Junior

Gaiola – Paulo Salgado – 13,38 kg/dia

Sindi Jovem

Fantástica – Paulo Salgado – 17,10 kg/dia

Sindi Adulto

Divisa – Paulo Salgado – 13,22 kg/dia

Grande campeã

Batuta – Otaviano Pires Junior – 46,57 kg/dia

Campeã reservada

Catuaba – Alessandro Figeuredo – 38,91 kg/dia

Cadeia leiteira

São produzidos, por dia, no Brasil 32 milhões de litros de leite. Em Minas, 1/3 da produção nacional é registrada. “Isso equivale a mais ou menos sete ou oito milhões de litros. No Norte de Minas, são 500 mil litros. Na seca, atual situação que encontramos, varia de 200 a 250 mil litros/dia. O preço variável é de R$ 0,80 e pode chegar a R$ 1,15, conforme a qualidade, logística, volume e outros fatores. 20% desse leite é produzido por 80% dos produtores da região”, afirma Otaviano.

Fonte: Ascom Sociedade Rural

Veja também

Daniel volta a BH com a turnê 40 anos de carreira em homenagem a João Paulo, no dia 5 de abril, no Arena Hall

“Daniel 40 Anos Celebra João Paulo & Daniel” um espetáculo emocionante, único, elegante e extremamente sofisticado, com repertório de …

Deu match entre o sertanejo e o funk: parceria de Luan Santana e Kevin O Chris chega às plataformas nesta quinta-feira

Anúncio do dueto foi revelado pelo funkeiro no palco do Lollapalooza Pega a visão. Ou …

Cau Saad leva à 20ª edição da feira e congresso fitness ENAF BH curso sobre treinamento funcional e comunicação nas redes sociais

A personal trainer paulistana Cau Saad será uma das atrações da 20ª edição da ENAF …

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X